Sumários Girolando são lançados, confira os destaques

Sumários Girolando são lançados, confira os destaques

PARTILHAR
vacas girolando
Fazenda Eldorado / Foto: Ádamo Andrade Gonçalves / Raizes Rurais

Na Megaleite 2019 a associação da raça em conjunto com a Embrapa lançaram os Sumários de Touros e de Vacas Girolando 2019, confira os links para baixar.

O Sumário de Touros 2019 foi divulgado na Megaleite 2019. A novidade desta edição é a publicação das PTAs genômicas para os touros que estão em Teste. Esse resultado foi obtido por meio da disponibilização do serviço Clarifide Girolando no mercado, fruto da parceria público-privada entre a Embrapa Gado de Leite, Girolando, CRV Lagoa e Zoetis.

O Clarifide Girolando é a primeira ferramenta de seleção genômica em bovinos leiteiros desenvolvida no Brasil e a única no mundo para a raça Girolando. Seu uso pelos produtores deverá resultar na aceleração do progresso genético dos rebanhos nacionais, pelo aumento das acurácias dos valores estimados e pela diminuição do intervalo de gerações, levando a aumentos da produção, da produtividade e da eficiência dos rebanhos leiteiros.

top 10 melhores touros girolando
Fonte: Girolando

vaca girolando parida de bezerra nova
Foto: JCN Assessoria

Sumário de Vacas

Em conjunto com o Sumário de Touros foi lançado o Sumário de Vacas. Neste documento é apresentado o resultado da segunda avaliação genômica das vacas Girolando. Há uma novidade com relação ao ano anterior: a divulgação do resultado de 200 fêmeas jovens da raça Girolando com idade inferior ou igual a 36 meses para produção de leite em até 305 dias. “Sem dúvida alguma, projetamos ganhos genéticos ainda mais substanciais para os próximos anos.

A Genômica proporciona a correção e o aprimoramento das estimativas de parentesco e o aumento das confiabilidades das predições de valores genéticos, permitindo que a seleção de animais geneticamente superiores para produção de leite seja feita de forma ainda mais eficiente”, Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite.


Genômica da raça Girolando

O Programa comemora muitos avanços em relação à 2018. Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, João Cláudio Panetto, a base de dados passou de 166 mil para 204 mil lactações, ou seja, um aumento de aproximadamente 38 mil lactações. “Tivemos também os primeiros touros da raça com PTA Leite acima de 1.000 kg, ou seja, a capacidade de o touro transmitir para suas filhas esse potencial de produção”, afirma o pesquisador.

A genômica aumentou sua importância na pré-seleção de touros jovens para o teste de progênie com a inclusão da PTAG no índice de classificação final. “Pela primeira vez tivemos a publicação da PTAG (PTA genômica) no Sumário de Touros”, diz Panetto. Quanto ao sumário de vacas, a publicação da PTAG de fêmeas passou a ser para animais até 36 meses de idade. Panetto prossegue: “As centrais de inseminação passaram a utilizar a PTAG na contratação de touros jovens, ou seja, nosso trabalho está causando impacto diretamente no mercado de sêmen”. Isso representa uma melhoria da qualidade do sêmen dos touros que estará disponível no Brasil. Também ocorreu um grande impacto na seleção de fêmeas pelos criadores, com mais de três mil animais genotipados pelo Clarifide Girolando.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.