Touro Girolando alcança topo de sumário da raça

Touro Girolando alcança topo de sumário da raça

PARTILHAR
Foto: ABS Pecplan

Integrante da bateria de touros da ABS Pecplan, o touro K85 alcançou o topo do sumário Girolando em 2019, lançamento ocorreu na Megaleite.

O touro K85, que integra a bateria ABS, se consagrou como melhor touro da raça Girolando para produção de leite nesta quarta-feira (19). A comprovação veio com a divulgação dos sumários do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), durante a MegaLeite 2019.

Pelo Teste de Progênies, ele foi ranqueado como o número 1 para PTA, com mais de 800kg de leite e 80% de acurácia, comemora Fernando Rosa, Gerente de Produto Leite Tropical, destacando que o touro K85 reúne muita consistência genética, pois é filho de Shottle em vaca Canela Teatro.

No grau de sangue 3/4, destacaram-se ainda no Teste de Progênie outros dois touros da bateria ABS: Porto Real, com PTA de 367kg para leite, e Galanteio, com PTA acima de 330 kg. Já na categoria 5/8, Rei registrou PTA de 508kg e Duque, PTA de 400kg. “Este ano, a prova veio com novidades, como a inclusão de dados genômicos. Além disso, passou-se a considerar outras lactações das progênies e não só as três primeiras, o que possibilita uma maior acurácia das informações”, destaca Fernando.

k85 campeao touro girolando
Foto: Divulgação

A liderança entre as fêmeas

Entre as fêmeas, destaque total para Engenha da Rainha Brenda Teatro, que é a vaca 1/2 sangue com maior PTA da raça: 1.255kg. Além disso, Brenda tem duas filhas como líderes no grau de sangue 3/4 e seis filhas na liderança do 1/4. “Uma genética referência que está representada na bateria ABS através de quatro filhos de Brenda: Jubal, Jango, Netuno e Maximus”, completa o gerente da ABS.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.