Megaleite 2019 começa nesta quarta, confira os destaques

Megaleite 2019 começa nesta quarta, confira os destaques

PARTILHAR
Megaleite 2019
Foto: Divulgação

Com a presença do governador de Minas, a 16ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite 2019) será aberta oficialmente nesta quarta-feira (19).

A 16ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite 2019) será aberta oficialmente nesta quarta-feira (19), no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). Com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema e do prefeito de Uberaba Paulo Piau, a solenidade contará também com a presença de diversas autoridades políticas, lideranças rurais, pecuaristas, visitantes estrangeiros e de várias regiões do Brasil. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, receberá o Mérito Girolando, juntamente com outras personalidades do setor. A abertura oficial será a partir das 9h.

A Megaleite reúne as principais raças leiteiras do país, Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey e Guzerá. No total, 1.800 animais participarão das competições da 16ª Megaleite. Também serão realizados leilões, shopping de animais, exposição de produtos e serviços de mais de 80 empresas, e uma mini fazendinha que deve receber 6 mil estudantes.

Amanhã, também será realizada a reunião da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, a partir das 14h, na Sala Minas Gerais. Na sequência, às 15h, terá início a audiência pública promovida pela Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais. O evento será no auditório do IMA. Segundo o presidente da Comissão, o deputado estadual Coronel Henrique, o tema da audiência será “Instruções Normativas GM/MAPA 76/2018 e 77/2018 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”.

As novas regras para produção e padrão de qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A, determinadas pelas instruções normativas (INs) 76 e 77, entraram em vigor no dia 30 de maio.  A IN 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria. Já a IN 77 define critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor e que englobam desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.

A partir das 17h, haverá palestra sobre o tema “Controle de mastite no período seco e tratamento seletivo de mastite clínica”, que será ministrada pelo professor Marcos Veiga dos Santos. Às 18h, acontecerá a entrega do Prêmio “Girolando no Topo” do Fundo de Investimento do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando. Já as 18h30, ocorrerá a palestra sobre “Avaliações Genômicas da Raça Girolando Clarifide Girolando”. O dia encerra com a divulgação dos sumários do Programa de Melhoramento Genético da Raça Girolando (PMGG), às 19h30, e o Lançamento do Sumário PMG2B, às 20h.

Sobre a Megaleite

A Megaleite 2019 vai até o dia 22 de junho. A feira é realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, com o fomento do Governo de Minas, via CODEMGE e Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com