Suspensão da importação de leite e derivados é aprovado

Suspensão da importação de leite e derivados é aprovado

PARTILHAR
vacas-sendo-ordenhadas
Foto: Dairy Cattle Milking

Requerimento de Domingos Sávio que suspende importação de leite e derivados do Uruguai é aprovado

A Subcomissão Permanente de Política Agrícola (Subpolag) acaba de aprovar um requerimento que pede a suspenção da importação de leite e derivados do Uruguai. A proposta é uma iniciativa do presidente da Subpolag, deputado federal Domingos Sávio e foi acolhida por todos os membros da Subcomissão.

Agora, o pedido será enviado ao ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, para que o presidente Michel Temer aceite a reivindicação da Subpolag, determinando imediatamente ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a suspensão de toda e qualquer importação de leite e derivados do Uruguai.

A expectativa é de que o pedido seja mantido até que ocorra um acordo comercial entre o Uruguai e o Brasil, celebrado entre o setor produtivo; seguindo o exemplo do que já ocorre entre Brasil e Argentina.

De acordo com Domingos Sávio, o Uruguai produz menos do que o Brasil e no entanto, exporta para o país quantidades abusivas de leite em pó. “Em alguns meses a exportação parece ser até superior do que a produção total de leite naquele país, o que é inaceitável. Nosso requerimento é de que a Presidência da República determine ao MDIC a suspensão imediata da importação de leite e derivados do Uruguai até que tenhamos um acordo comercial que discipline essa matéria, impedindo a importação predatória, que tanto prejudica o produtor de leite no Brasil”, destaca.

Reproduzido do site sistemampa.com.br