Laminite equina há tempos deixou de ser sinônimo de eutanásia

Laminite equina há tempos deixou de ser sinônimo de eutanásia

PARTILHAR

O que é

Chamada popularmente de “aguamento”, a Laminite é uma patologia que atinge o sistema locomotor de equinos. Sua ocorrência é bastante grande, e apesar de um estudo epidemiológico indicar que todas as raças são afetadas do mesmo modo, encontrou se uma maior incidência em cavalos Quarto de Milha, Árabes e PSI.

laminite-infografico cavalos

Ela é descrita como uma doença vascular periférica, com diminuição da perfusão capilar no interior da pata, necrose isquêmica (falta de sangue) das láminas, gerando inflamação e muita dor. Esta doença ocorre devido a manifestação local de um distúrbio metabólico mais sistêmico, que afeta o sistema cardiovascular, renal, endócrino, coagulação sanguínea e do equilíbrio ác.básico.

A Esperança

imagem do casco cavalo nomesA tão temida laminite há tempos deixou de ser uma síndrome sinônimo de eutanásia e tornou-se sinônimo de esperança. Desde a fase aguda até a crônica existem tratamentos eficazes que possibilitam a recuperação sistêmica e crescimento de cascos novos e saudáveis.

O sucesso deste tratamento está na ação conjunta de uma boa equipe multidisciplinar, veterinário clínico, podologista, fisioterapeuta, pessoal do manejo diário, um proprietário consciente, confiante e que acima de tudo todos tenham muito amor e carinho no que fazem para que o paciente sinta esta energia positiva e encontre sentido em querer lutar, não é uma luta fácil, mas é imensamente recompensadora.

Há vários profissionais realizado tratamentos em pacientes com laminite em suas diferentes fases em parceria com colegas de diferentes areas com excelentes resultados. O trabalho da fisioterapia veterinária consiste basicamente em protocolos com laser e ozonioterapia para garantir e acelerar o crescimento dos novos cascos e mantê-los livres das bactérias oportunistas e tratamento das feridas de decúbito. Campo magnético e kinesio taping para combater as dores por desvios de postura e decúbito prolongado.

Não desista de seu amigo sem ao mesmo saber se há algo mais a ser feito, informe-se sobre os protocolos para tratamento das diferentes fases da laminite.

Reprodução do Facebook

Créditos Delf Ribeiro