Tendência no leite: Investimento em jovens reprodutores

Tendência no leite: Investimento em jovens reprodutores

touro-girolando-mega-money
Touro Mega Money / Foto: Assessoria de Imprensa ABS

ABS Pecplan investe pesado na contratação de touros bem jovens, garantindo uma maior velocidade no ganho genético

A bateria está renovada e, literalmente, bem nova! As opções disponibilizadas pelo departamento de Produto Leite Tropical da ABS são de touros cada vez mais jovens. O motivo? Os materiais genéticos são atualizados, provados e alinhados a um melhoramento mais rápido, já que o produtor pode utilizar a melhor tecnologia disponível no mercado.

O gerente de Produto Leite Tropical da ABS, Fernando Rosa, explica que os jovens touros possuem pedigree moderno e com maior capacidade de transmissão de características de produção, saúde e fertilidade. “Na medida em que temos várias provas sendo divulgadas ao longo do ano, podemos identificar o impacto disso quando comparamos em um pedigree de touro Girolando, basta analisar as gerações anteriores”, analisa.

E a lógica é simples: o filho supera o pai, ou seja, os Pág. 19 acasalamentos direcionados aliados a um pedigree com grande capacidade de transmissão garantem a confiança da utilização dos touros novos. Segundo o gerente, dois fatores principais colaboram para que o pai possua maior capacidade de transmissão das características, quando comparado com o ancestral do mesmo pedrigree.

“O primeiro, e mais importante, é o melhoramento genético alcançado ano após ano e devido à mudança da base genética”, Fernando esclarece. Eles são destaques. Mega Money, Oberon e Quake são touros que exemplificam perfeitamente o investimento da ABS em jovens animais com grande capacidade na transmissão de características. Sêmen dos três touros foi disponibilizado nos últimos meses ao mercado.

Mega Money é um dos touros Girolando ¾ com o pedigree mais moderno e completo da atualidade. Filho de Montross em vaca Jaguar, é extremamente recomendável para produção de leite. “É um touro altamente confiável. Com apenas 16 meses e sêmen disponível, o Mega Money comprova o excelente trabalho da ABS em sempre se antecipar para atender as necessidades dos nossos clientes”, o gerente de Produto Leite Tropical destaca.

Já Quake, com menos de dois anos, é um produto de acasalamento dirigido do Departamento Técnico da ABS, onde conciliou pedigree com muito volume de leite, úberes e força. Fenótipo com muita força e profundidade. Sua mãe, DAIRA, possui valor genético de 1593 kg/leite.

touro-girolando-oberon
Touro Girolando Oberon / Foto: ABS Pecplan

Por sua vez, Oberon tem 17 meses e também já faz sucesso com um pedigree altamente confiável. “Tem como pai um dos mais importantes touros da raça Holandesa da atualidade, Dorcy. E sua mãe, Arma FIV Megaton, é simplesmente Grande Campeã Nacional e é irmã materna da Bi Grande Campeã nacional Fécula da raça Gir leiteiro”, explica o gerente.

Fonte: ABS