
O chefe de Estado destacou que todos os recursos do governo serão disponibilizados para lidar com qualquer impacto.
Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártida, nesta sexta-feira (2), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês).
O foco sísmico ocorreu a uma profundidade de 10 km, e o epicentro estava a 219 km de Ushuaia, na Argentina, e 438 km de Punta Arenas, no Chile.
O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile informou que uma área costeira da região de Magalhães, no extremo sul do país, está sendo desocupada devido ao risco de tsunami.
O presidente chileno, Gabriel Boric, também fez um apelo pelas redes sociais para que a região afetada seja desocupada: “Estamos pedindo a evacuação da costa em toda a região de Magallanes”.
O chefe de Estado destacou que todos os recursos do governo serão disponibilizados para lidar com qualquer impacto.
Não houve relatos de danos ou feridos, e as desocupações são realizadas com calma. As autoridades estão monitorando o risco associado ao nível do mar.
Vídeos nas redes sociais mostraram pessoas saindo calmamente enquanto sirenes soavam ao fundo. O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico do Chile (SHOA) estimou que as ondas atingirão bases na Antártida e cidades no extremo sul do Chile nas próximas horas.
O Instituto Antártico do Chile (INAHC) informou à Reuters que as bases estão sendo desocupadas.
O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta ante Desastres chileno (Senapred) informou que está estabelecendo estado de precaução — um alerta associado a tsunamis de pequena magnitude.
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), pontuou que ondas de 0,3 a 1 metro são esperadas na Antártida, e ondas de 1 a 3 metros podem atingir o Chile.
Fonte: CNN
VEJA TAMBÉM:
- A JBS é alvo da Proteção Animal Mundial em campanha “Vilões do Clima”
- Jataí recebe laçadores de 18 estados em torneio com R$ 2,7 milhões em prêmios
- Preços mundiais dos alimentos aumentam em abril, diz FAO da ONU
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.