PARTILHAR

Destaque absoluto para o estado de Minas Gerais que tem o dobro de animais do segundo colocado, região Sul figura na lista com seus três representantes.

Recentemente a ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes) divulgou um ótimo material sobre a importância da Pecuária para a economia brasileira, aqui já listamos os 10 municípios com maiores rebanhos de gado do Brasil, agora é hora de mostrar os dez estados com os maiores rebanhos leiteiros do país atividade que está presente em praticamente todos as cidades brasileiras, ressaltando sua importância cultural e econômica do Brasil. Nós temos um total de aproximadamente 215 milhões de cabeças de bovinos, dedicado somente a cultura leiteira são 37 milhões de cabeças, o que representa 17% do rebanho brasileiro.

O leite e seus derivados representam uma das principais fontes de proteína e cálcio na dieta da população brasileira. Além disso, a atividade leiteira caracteriza-se por ser grande geradora de emprego, renda e tributos. As condições de clima e solo do País permitem que a bovinocultura de leite seja desenvolvida em todo o seu vasto território, adaptada às peculiaridades regionais, de forma atomizada e, predominantemente, por pequenos e médios produtores.

O que impressiona na lista abaixo é a diferença de Minas Gerais para os outros estados, ela sozinha representa quase 21% do total do rebanho leiteiro com aproximadamente 7,6 milhões de cabeças. Goiás, Bahia e Paraná seguem com mais de 1 milhão de cabeças.

10-maiores-estados-rebanho-leiteiro
Fonte: ABIEC

Saiba mais sobre Pecuária Leiteira

Quais são as melhores raças para pecuária leiteira? Definir uma raça é impossível. Entretanto, vamos tentar entender as vantagens de cada uma das principais raças que são utilizadas para a produção de leite, confira essa matéria clicando aqui.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Fundador e editor do Compre Rural, pós graduado em Consultoria Web, especialista SEO e aspirante a produtor rural.