Touro melhorador é pacote tecnológico completo

Touro melhorador é pacote tecnológico completo

PARTILHAR
dia-de-campo-j-machado-terenos
Foto: Compre Rural

J. Machado faz melhoramento genético da raça Nelore há 25 anos e mostra que touros melhoradores são um pacote tecnológico completo.

A Agropecuária J. Machado fica na cidade de Terenos, Mato Grosso do Sul realizou no último dia 28 de julho de 2018 o seu 15º Dia de Campo na Fazenda Olho d’Água para promover o leilão que irá acontecer no próximo dia 04 de agosto. A agropecuária faz melhoramento genético do Nelore há 25 anos apresentou alguns números expressivos do trabalho de precocidade da raça, principalmente seu trabalho nas precocinhas (novilhas Nelore desafiadas com 13 meses de idade) que tiveram altos índices de prenhez.

“Fazemos melhoramento desde 1993 e entramos no programa de melhoramento genético da ANCP no ano de 2.000, desde então o rebanho evoluiu sistematicamente, para alguns criadores que não acreditavam na precocidade do Nelore essa é a prova mais concreta que podemos produzir animais altamente produtivos, precoces e focados no retorno econômico da atividade” salientou Jerônimo Machado, da J. Machado.

A Pecuária convencional já não paga as contas do pecuarista, É NECESSÁRIO medir e melhorar o rebanho CONSTANTEMENTE.

“O rebanho produtivo e com bom retorno econômico precisa ser precoce, fértil, vacas produzindo um bezerro por ano, ganho de peso acima da média e conversão alimentar positiva para se ter lucro. É isso que buscamos aqui na fazenda, a parceria com a Genética Aditiva é de longa data, por isso somos convidados no leilão que acontecerá no próximo sábado e ofertaremos 30 touros, animais selecionados do resultado dos 25 anos de seleção da J. Machado” comentou João Machado Junior.

Touro x Vaca: Quem causa maior impacto no rebanho?

“O impacto do touro é milhares de vezes maior que a vaca, devido a quantidade de genética que um só indivíduo pode compartilhar com milhares de vacas, dentro do mercado pecuário brasileiro temos vários casos de touros que já venderam mais de 100 mil doses de sêmen e podem produzir dezenas de milhares de filhos todo ano enquanto a vaca pode produzir no máximo 30 filhos por ano usando FIV. O pecuarista tem muitas ferramentas disponíveis, e pode através delas fazer da pecuária um negócio lucrativo, basta fazer as escolhas certas e identificar o cenário da sua propriedade. Quando se adquire animais como esses da J. Machado na verdade o produtor está levando um pacote tecnológico para casa. Todos os quesitos que são avaliados aqui será herdado no rebanho que esse touro for inserido” explicou Dr. Luiz César Costa da Procriar Assistência Veterinária.

“As conquistas da J. Machado é mérito da família Machado, hoje é considerada umas das fazendas mais produtivas do país e todo esse respeito é devido ao direcionamento e da capacidade deles de fazer isso tornar-se realidade, a ANCP promove as estatísticas e continua provendo tecnologia para que o trabalho seja bem executado principalmente com o acasalamento direcionado, promovendo assim a escolha mais assertiva do touro que será usado na estação de monta” finalizou Dr. Argeu Silveira, diretor técnico da ANCP.

Foto: Compre Rural

Qual o ganho genético comprando um touro melhorador?

“Vamos imaginar um produtor que não tenha ao menos uma balança em sua propriedade, só dele comprar touros melhoradores 50% dos genes da sua próxima safra será destes touros. O produtor que não mede nada em sua fazenda, mas compra touros melhoradores acertadamente levará para sua propriedade todo esse trabalho tecnológico que é feito aqui na J. Machado, basta comprar o touro certo” enaltece Silveira.

dia-de-campo-j-machado-terenos
Foto: Compre Rural
dia-de-campo-j-machado-terenos
Foto: Compre Rural
dia-de-campo-j-machado-terenos
Foto: Compre Rural
dia-de-campo-j-machado-terenos
Foto: Compre Rural
dia-de-campo-j-machado-terenos
Foto: Compre Rural
dia-de-campo-j-machado-terenos
Foto: Compre Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com