Touros PMGZ Corte: Lançado novo Sumário com 14 DEPs

Touros PMGZ Corte: Lançado novo Sumário com 14 DEPs

Foto: Prata Agropecuária / Instagram

O Departamento Técnico da ABCZ lança no próximo mês a nova edição do Sumário de Touros do PMGZ Corte. A publicação traz os animais melhores avaliados no Programa que conquista cada dia mais usuários.

“É um momento bastante aguardado por selecionadores e produtores de gado de corte do país, que podem conferir as provas genéticas dos melhores reprodutores do mercado”, destaca Henrique Torres Ventura, Superintendente- Adjunto de Melhoramento Genético da ABCZ.

O banco de dados do PMGZ é o maior do mundo para os zebuínos, incluindo mais de 13 milhões de animais avaliados das raças:  Brahman (322.881), Gir (521.139), Guzerá (445.158), Indubrasil (33.822), Nelore(11.316.578), Sindi (37.228) e Tabapuã (515.234). Ainda de acordo com o Superintendente, é cada vez maior o número de criadores adeptos ao programa. Só no primeiro semestre deste ano, foram inscritos 99 novos rebanhos ( com 12.949 matrizes), atingindo 1.910 usuários.

O lançamento do Sumário do PMGZ 2017 está marcado para o dia 21 de agosto durante a ExpoGenética. No mesmo dia, também serão atualizados os dados do SIAG (Sistema de Avaliação de Genética) com os resultados da nova avaliação. “É um momento oportuno para a divulgação desses dados ao mercado, já que estamos às vésperas da Estação de Monta e os criadores planejam seus acasalamentos”, informa Henrique Torres.

Compõem o Sumário 2017 as avaliações dos animais até TOP 5% de todas as raças zebuínas. Ao todo, 14 Deps são avaliadas, incluindo as de carcaça, reprodutiva, de crescimento, maternas e visual de tipo.

Entre as novidades desta edição está a publicação de duas novas Deps (Diferença Esperada na Progênie)  para os animais Tabapuã: Área de Olho de Lombo (AOL) e Acabamento de Carcaça (ACAB).  O PMGZ é o primeiro programa a produzir esse tipo de avaliação para a raça no Brasil.

Simultaneamente ao PMGZ, serão lançados sumários de outros programas de melhoramento genético.

ExpoGenética

A edição 2017 da feira será realizada entre os dias 19 e 27 de agosto, com uma pauta de discussões cheia. Destaque para os desafios e vantagens da seleção genômica. Na programação também estão, entre outros, leilões, escolha dos touros da 8ª edição do PNAT e  2º Concurso Leiteiro de Fazenda.  Para saber mais sobre a feira, acesse: http://www.abcz.org.br/Exposicoes?expo=ExpoGenetica.

Fonte ABCZ

PARTILHAR

Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.