Compre Rural Trends
  • HOME
  • PECUÁRIA DE CORTE
  • PECUÁRIA LEITEIRA
  • AGRICULTURA
  • CAVALOS
  • ARTIGOS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNISTAS
  • DIREITO NO AGRO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PECUÁRIA DE CORTE
  • PECUÁRIA LEITEIRA
  • AGRICULTURA
  • CAVALOS
  • ARTIGOS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNISTAS
  • DIREITO NO AGRO
Sem resultados
Ver todos os resultados
Compre Rural Trends
Home Trends

Ovo grande demais para entrar na caixa é quebrado na fazenda e revela outro ovo inteiro escondido dentro

Por Leticia Florenco
18/09/2026
Ovo grande demais entrar caixa

Foto: Valentin Ivantsov/Pexels

Uma rotina de classificação de ovos terminou em uma descoberta incomum em uma propriedade de criação livre em North Queensland, na Austrália. 

Recomendado para você

  • Fazendas chegam criar mil crocodilosFazendas chegam a criar 100 mil crocodilos, provocam excesso de couro no mercado e fazem produtor recorrer ao turismo
  • Agricultor deixa pomar problemas restauraAgricultor deixa o pomar por problemas de saúde, restaura um velho trator Porsche e termina com museu de 400 máquinas
  • Cientistas fazem estudo revelam passarCientistas fazem estudo e revelam que passar apenas 3 minutos ao lado de um desses animais no sítio é o suficiente para você ficar mais feliz
  • Cavalo mil vendido ilegalmente passaCavalo de R$ 100 mil é vendido ilegalmente, passa por vários donos e finalmente é recuperado na Bahia

Entre milhares de unidades processadas semanalmente, um exemplar chamou atenção pelo tamanho e não se encaixou nas embalagens utilizadas normalmente pela fazenda.

A responsável pela classificação, Deb McLucas, decidiu abrir o ovo para entender o motivo da diferença. No interior da casca, encontrou uma segunda unidade completamente formada, incluindo casca e conteúdo.

Recomendado para você

  • Pequena porção alga entra comidaPequena porção de alga entra na comida dos bois e reduz em 77% o gás liberado pelos animais
  • Artilheiro argentina batistuta troca golsArtilheiro da seleção argentina, Batistuta troca os gols pela lavoura e passa a cuidar de fazenda com soja, milho e gado aos 57 anos
  • São Paulo já recebeu 218 milímetros de chuva em setembro e se aproxima de recorde que resiste há 84 anos
  • Antigos canaviais viram pastos atraemAntigos canaviais viram pastos, atraem frigoríficos e fazem exportações de carne do Nordeste crescerem mais de 50%

O fenômeno é considerado extremamente raro e, para a propriedade, não representa uma ocorrência comum. Em seis anos de funcionamento, esse foi apenas o segundo registro de um ovo contendo outro ovo.

Descoberta aconteceu durante a classificação

A fazenda processa aproximadamente 10 mil ovos a cada semana, vendidos em lojas e mercados locais, então anomalias desse porte chamam atenção imediata.

McLucas relatou ao ABC que identificou algo diferente no tamanho e decidiu investigar o interior, onde encontrou a surpresa.

Por que galinhas jovens produzem anomalias

A formação de um ovo dentro de outro está associada ao funcionamento ainda imperfeito do sistema reprodutivo das frangas, galinhas jovens em fase inicial de aprendizado. 

Nessa etapa, as aves cometem erros na produção que resultam em anomalias desse tipo.

A propriedade havia recebido recentemente um novo lote de mil frangas em resposta à demanda crescente por ovos locais durante a pandemia de COVID-19.

McLucas explicou que a franga responsável pelo achado provavelmente estava ainda praticando suas habilidades reprodutivas e não acertou dessa vez. 

Galinhas em fase inicial de produção apresentam sistemas hormonais ainda fora de sincronismo, o que favorece a ocorrência de gemas duplas e outras anomalias. 

As aves estão literalmente aprendendo quando depositar a casca ao redor do ovo em formação.

Segundo caso em seis anos

Em seis anos operando a propriedade, esse foi apenas o segundo caso de ovo com casca dupla encontrado. 

A fazenda também havia encontrado duas ocorrências anteriores de ovos com três gemas, igualmente raros. 

Segundo a produtora, não há expectativa de encontrar novamente um ovo dentro de outro em breve, apesar da rotina diária de processar milhares de unidades.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Leticia Florenco

Leticia Florenco

Olá, me chamo Letícia Florenço. Sou filha da Terra da Luz, meu amado Ceará. Estudo Jornalismo e, atualmente, estou no último semestre, 8º.

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Fazendas chegam criar mil crocodilos

Fazendas chegam a criar 100 mil crocodilos, provocam excesso de couro no mercado e fazem produtor recorrer ao turismo

18/09/2026
Ovo grande demais entrar caixa

Ovo grande demais para entrar na caixa é quebrado na fazenda e revela outro ovo inteiro escondido dentro

18/09/2026
Agricultor deixa pomar problemas restaura

Agricultor deixa o pomar por problemas de saúde, restaura um velho trator Porsche e termina com museu de 400 máquinas

18/09/2026
Cientistas fazem estudo revelam passar

Cientistas fazem estudo e revelam que passar apenas 3 minutos ao lado de um desses animais no sítio é o suficiente para você ficar mais feliz

18/09/2026
Cavalo mil vendido ilegalmente passa

Cavalo de R$ 100 mil é vendido ilegalmente, passa por vários donos e finalmente é recuperado na Bahia

18/09/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Compre Rural Trends

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PECUÁRIA DE CORTE
  • PECUÁRIA LEITEIRA
  • AGRICULTURA
  • CAVALOS
  • ARTIGOS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNISTAS
  • DIREITO NO AGRO

Compre Rural Trends