A operação começou há 40 anos, com um trator emprestado e 40 hectares, e se transformou em uma estrutura integrada que funciona em três províncias argentinas.
A VG Agronegocios cultiva hoje 22.500 hectares de soja, milho, sorgo, trigo e girassol e mantém um feedlot com 5.000 cabeças de gado. A empresa funciona como um sistema fechado, no qual até os resíduos da produção de grãos alimentam os animais, enquanto a tecnologia ocupa papel central na estratégia.
A empresa faz 70% das operações de semeadura, colheita e pulverização com máquinas próprias. Também usa ferramentas de agricultura de precisão para aumentar a eficiência e preservar os solos. A produção primária não termina na venda do grão: parte dela retorna à própria estrutura.
Grãos e forragem: do desperdício ao ciclo fechado
No norte de Córdoba, milho e soja ocupam metade cada um da área plantada. A empresa também produz grãos em menor escala no sudeste da província.
O trigo gera cobertura e conserva a umidade para a semeadura seguinte. O girassol funciona como cultivo intermediário entre as produções de inverno e verão, com colheita prevista para dezembro ou os primeiros dias de janeiro.
Uma planta de bioetanol funciona há uma década. Ela mói cerca de 40 toneladas de milho por dia e produz aproximadamente 16.500 litros diários de etanol, comercializados pela empresa para as refinarias de petróleo.
Esse processo também gera cerca de 40 toneladas diárias de resíduo úmido, a burlanda, que alimenta o gado no feedlot e fecha o ciclo produtivo. Quando a carga do feedlot diminui por algum motivo, a empresa vende o excedente.
Pecuária em duas regiões: cria e engorda
A pecuária se concentra em Santiago del Estero e Córdoba. Na província do norte, três campos usam sistemas silvipastoris para cria e recria, com cerca de 1.700 vacas e aproximadamente 5.000 bezerros. Em Córdoba fica o feedlot para terminação, com capacidade para cerca de 5.000 cabeças.
Os bezerros chegam ao feedlot de Jesús María com aproximadamente 330 quilos e têm como meta alcançar entre 350 e 370 quilos. As novilhas ingressam com cerca de 300 quilos. O período de permanência foi ajustado para aproximadamente 120 dias para novilhos e novilhas, enquanto as vacas permanecem entre 90 e 100 dias.
A raça Brangus representa aproximadamente dois terços do rebanho. O restante inclui animais de genética africana desenvolvida pela Melo. A empresa usa inseminação artificial em tempo fixo e mantém uma política rigorosa de seleção: animais que não produzem bezerros deixam o sistema.
Com reservas de qualidade, a empresa antecipou o serviço e a parição. As vacas começam a parir entre setembro e outubro, o que permite chegar ao desmame no fim de abril com bezerros mais velhos. Com esse manejo, a empresa registra prenhez de aproximadamente 91% a 92% e desmame próximo a 82%.
O modelo mudou porque o pasto diferido da região — o gatton panic, principal pastagem do norte argentino — perdia qualidade rapidamente. A empresa incorporou uma máquina encintadora de rolos, que permite produzir reservas de feno úmido ao cortar e encintar o material simultaneamente, com níveis de umidade entre 50% e 60%.
Diferentemente do silo pack tradicional, que envolve cada rolo individualmente, o sistema cria um tipo de “rolo contínuo”, envolvido apenas na circunferência, e economiza aproximadamente 40% de plástico. A empresa foi uma das primeiras a usar a técnica em Santiago del Estero, depois de importá-la do Uruguai.
Diversificação e integração vertical
Além de grãos e gado, a empresa também produz azeite e amplia a integração vertical. Nesse modelo, cada etapa da produção alimenta a seguinte. O milho vai para o bioetanol. O resíduo alimenta o gado, que passa pelo feedlot. Os excedentes de forragem do verão viram reserva para o inverno.
Integrar a cadeia reduz custos, aumenta a eficiência e transforma desperdícios em recursos. Essa é a lógica que transformou aquele trator emprestado em um negócio que hoje ocupa dezenas de milhares de hectares em três províncias.













