Um lote de 102 bois chegou a 18,6 arrobas de carcaça aos 16 meses de idade na Fazenda Bom Jesus, em Presidente Bernardes, no Oeste Paulista. O resultado chamou atenção pela combinação entre peso elevado e precocidade: segundo dados apresentados pela unidade da Friboi de Andradina, os animais foram abatidos ainda sem nenhum dente incisivo permanente.
O lote, pertencente ao pecuarista Valdemir Gasparin, apresentou peso médio de carcaça de 279 kg. A informação foi divulgada pelo gerente da unidade da Friboi de Andradina, Vanderlei de Oliveira, que acompanhou a entrega dos animais. Todos foram classificados como “dente de leite”, categoria utilizada para bovinos que ainda não apresentam dentes incisivos permanentes.
Precocidade extrema alcançada com sistema de confinamento
Sistema de produção:
- Genética: seleção de animais com maior potencial de crescimento contribui para alcançar peso elevado ainda na fase jovem.
- Confinamento: permite maior controle da alimentação, do consumo e do ganho de peso durante a terminação.
- Nutrição: dietas formuladas e manejo alimentar adequado favorecem o desenvolvimento e o acabamento da carcaça.
- Precocidade: a combinação desses fatores permite antecipar o abate sem abrir mão do peso e da qualidade da carcaça.
Ganho de peso:
- Ciclo produtivo: reduzir a idade de abate encurta o período de permanência do animal no sistema e pode acelerar o giro da produção.
- Bovinos superprecoces: estudos mostram que animais jovens podem produzir carcaças pesadas quando submetidos a sistemas intensivos de alimentação e manejo.
- Desempenho: em um estudo com bovinos Canchim, Nelore e cruzamentos, os animais foram desmamados aos sete meses e confinados com dietas formuladas para ganhos de 1,3 a 1,6 kg por dia.
Contexto do abate nacional
O desempenho ocorre em um mercado que segue com forte volume de produção. No primeiro trimestre de 2026, o Brasil abateu 10,29 milhões de bovinos sob inspeção sanitária, alta de 3,3% em relação ao mesmo período de 2025 e o maior resultado para um primeiro trimestre desde o início da série histórica do IBGE, em 1997.
No mesmo período, a produção alcançou 2,63 milhões de toneladas de carcaças bovinas, aumento de 5,1% em relação ao primeiro trimestre de 2025. São Paulo respondeu por 11,6% do abate nacional, ficando atrás apenas de Mato Grosso.
Nesse cenário, a produção de bovinos cada vez mais jovens e pesados representa uma das estratégias utilizadas pelos pecuaristas para aumentar a produtividade por animal e acelerar o giro do sistema.













