O professor de escultura da Syracuse University Sam Van Aken transformou uma técnica tradicional de enxertia em uma árvore capaz de produzir até 40 variedades de frutas de caroço. A chamada Tree of 40 Fruit reúne pêssegos, ameixas, damascos, nectarinas, cerejas e amêndoas, incluindo variedades antigas que deixaram de ser cultivadas comercialmente.
O resultado também muda de aparência ao longo do ano. Na primavera, os galhos florescem em tons de rosa, branco e carmesim. Depois, diferentes frutas começam a amadurecer em sequência, prolongando a colheita durante o verão e o início do outono.
Nove anos para formar uma única árvore
Técnica de enxertia:
- Início: projeto começou em 2008 como uma experiência artística.
- Método: o chip grafting utiliza uma pequena porção de galho com uma gema, encaixada em uma incisão na árvore-base.
- Cicatrização: a área é coberta com fita e deixada para cicatrizar durante o inverno.
- Crescimento: após a cicatrização, o ramo é podado para estimular a nova variedade.
- Repetição: o processo é realizado várias vezes até reunir dezenas de cultivares.
Tempo de desenvolvimento:
- Duração: cerca de nove anos.
- Primeiros cinco anos: realização e desenvolvimento dos enxertos.
- Anos seguintes: amadurecimento das variedades e início da produção em maior quantidade.
Conservação de variedades:
- Descoberta: muitas frutas antigas deixaram de ser produzidas comercialmente.
- Motivos: tamanho reduzido, cores menos atrativas ou baixa durabilidade após a colheita.
- Acervo: Van Aken trabalhou com mais de 250 variedades de frutas de caroço.
- Exemplo: ameixas Greengage, originárias da França e semelhantes a maçãs verdes.
- Função: as árvores passaram a atuar como arquivos vivos da diversidade agrícola, preservando cultivares que poderiam desaparecer.
Árvores foram plantadas em diferentes locais
Van Aken criou outras árvores e instalou exemplares em universidades, museus, espaços públicos e propriedades particulares. Em Portland, no Maine, uma pequena coleção foi plantada para permitir que a comunidade acompanhasse as diferentes fases de floração e produção.
Algumas árvores chegaram a ser vendidas por cerca de US$ 30 mil, e o professor planejou utilizar parte da receita para criar um pomar dedicado à conservação de variedades de frutas de caroço.
As árvores também mostram como a agricultura comercial reduziu a diversidade de frutas disponíveis ao consumidor. Ao reunir dezenas de cultivares em uma única planta, o projeto transforma essa diversidade em uma coleção viva, preservada e acessível ao público.













