Compre Rural Trends
  • HOME
  • PECUÁRIA DE CORTE
  • PECUÁRIA LEITEIRA
  • AGRICULTURA
  • CAVALOS
  • ARTIGOS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNISTAS
  • DIREITO NO AGRO
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PECUÁRIA DE CORTE
  • PECUÁRIA LEITEIRA
  • AGRICULTURA
  • CAVALOS
  • ARTIGOS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNISTAS
  • DIREITO NO AGRO
Sem resultados
Ver todos os resultados
Compre Rural Trends
Home Trends

Truque simples no manejo do curral que reduz o estresse da vaca e melhora a qualidade do leite

Por Leticia Florenco
15/08/2026
Truque simples manejo curral reduz

Foto: Maria Fernanda Perez/Pexels

Vacas leiteiras expostas a calor excessivo no curral produzem menos leite e ficam mais vulneráveis a doenças. 

Recomendado para você

  • Fazendeiro programa celular hora ordenhaFazendeiro programa pelo celular a hora da ordenha e 1.300 vacas caminham sozinhas até o galpão antes de ele chegar
  • Produtores recuperam receita queijo usamProdutores recuperam receita de queijo com 400 anos e usam folhas de urtiga para formar a casca e mudar o sabor
  • Ovelhas passam verão livres montanhasOvelhas passam o verão livres nas montanhas, e famílias inteiras se reúnem para descobrir a qual fazenda pertence cada animal
  • Couve cresce metros alimenta gadoCouve cresce mais de 3 metros, alimenta o gado e tem o caule transformado em bengala depois da colheita

Isso ocorre porque o calor produzido pelo metabolismo corporal, somado ao calor absorvido do ambiente, desvia recursos que poderiam ser usados na produção de leite.

Pequenos ajustes no ambiente onde os animais ficam podem aumentar diretamente a quantidade e a qualidade do leite entregue pelo rebanho. 

Recomendado para você

  • Jornalista viaja entrevistar agricultor apaixonaJornalista viaja para entrevistar um agricultor, apaixona-se por ele e troca Nova York por fazenda movida com ajuda de cavalos
  • Porcos isolados ilha aprendem beberPorcos isolados numa ilha por 500 anos aprendem a beber água salgada e viram tesouro genético disputado por pesquisadores e cozinheiros
  • Agricultores desenham plantações parecem olhosAgricultores desenham plantações que parecem olhos gigantes e usam frutas e árvores para impedir o avanço do deserto
  • Recolher milhão ovos produtor encontraDepois de recolher mais de 1 milhão de ovos, produtor encontra um quase redondo e não consegue descobrir qual galinha o botou

Sistemas como o free-stall e o compost barn são soluções práticas para esse problema.

A escolha entre esses modelos deve ser feita com o médico-veterinário responsável pelo rebanho, que avaliará o mais adequado para cada propriedade. 

Um manejo bem planejado no curral já reduz o impacto do calor sobre o gado.

Impacto do calor sobre as vacas leiteiras

Quando a temperatura sobe, o gado leiteiro passa a salivar mais e a respirar com dificuldade, num esforço para dissipar o calor acumulado no corpo. 

Esse desconforto faz o animal preferir ficar em pé e reduz o tempo de descanso deitado.

A vaca produz a maior parte do leite quando descansa o suficiente. As condições térmicas desfavoráveis ao bem-estar também reduzem a fertilidade do rebanho.

O apetite despenca com a temperatura

O calor também reduz o consumo de alimento e compromete o metabolismo basal e a manutenção da temperatura corporal. 

Quanto maior o desconforto térmico, maior a queda no apetite.

A 32 °C, a alimentação de vacas holandesas em lactação já cai 20%. A 40 °C, o consumo de vacas holandesas em lactação pode chegar a zero, um cenário que compromete toda a cadeia produtiva.

Frio também traz riscos aos mais jovens

Enquanto o calor prejudica principalmente o gado adulto, o frio se torna um problema para os animais mais novos. 

A explicação está na dificuldade desses bichos em gerar calor interno de forma eficiente.

Nas vacas adultas, esse calor interno vem da fermentação que ocorre no rúmen, um dos quatro compartimentos do estômago bovino. 

Animais muito jovens ainda produzem pouco calor interno, o que os deixa mais expostos ao frio.

Os sistemas free-stall e compost barn

Duas alternativas protegem o gado contra variações de temperatura no curral: o free-stall e o compost barn. Ambos ajudam a reduzir a necessidade de medicação e aumentam a produção de leite do rebanho.

Esses sistemas também reduzem o descarte de leite e evitam doenças, sobretudo as que afetam o casco e a glândula mamária dos animais. 

Diminuem ainda a incidência de moscas e carrapatos e permitem maior controle da nutrição do rebanho.

Origem e funcionamento do free-stall e compost barn

O free-stall surgiu nos Estados Unidos, com galpão fechado e ventilação eficiente. O sistema oferece pista de alimentação, bebedouro com fluxo contínuo e área externa para exercício. 

As camas individuais são forradas com borracha, serragem ou areia. A areia é o material mais eficiente para dissipar o calor.

O compost barn também foi desenvolvido nos Estados Unidos e oferece conforto térmico por meio de ventilação eficiente. 

Nesse sistema, os animais permanecem em um galpão com cama coletiva e livre circulação. A ventilação elimina o calor gerado pela compostagem.

As camas do compost barn são feitas de maravalha ou serragem, e os dejetos são incorporados por meio do reviramento diário. 

O galpão tem pista de alimentação de concreto e bebedouros afastados da cama, o que evita umidade excessiva.

O objetivo dos dois sistemas é reduzir o estresse térmico e oferecer ao gado leiteiro condições para aumentar a produção de leite e reduzir doenças. 

Molhar os animais em estado crítico e manter a ventilação ligada a partir de 16 graus ajudam. Os aspersores devem funcionar a partir de 18 graus.

A vaca deve permanecer molhada por 40 segundos a um minuto e, depois, receber quatro minutos de vento. 

A velocidade do vento deve ser de 3 metros por segundo na cama e de 4 metros por segundo em áreas de resfriamento, como a pista de alimentação e a sala de espera.

Sistemas como aspersores de baixa pressão, nebulizadores de alta pressão e placas de resfriamento evaporativo funcionam pela evaporação da água, que transforma a água líquida em vapor. 

Ajustar o curral com sombra, ventilação e um bom sistema de descanso já representa um avanço real.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Leticia Florenco

Leticia Florenco

Olá, me chamo Letícia Florenço. Sou filha da Terra da Luz, meu amado Ceará. Estudo Jornalismo e, atualmente, estou no último semestre, 8º.

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Fazendeiro programa celular hora ordenha

Fazendeiro programa pelo celular a hora da ordenha e 1.300 vacas caminham sozinhas até o galpão antes de ele chegar

18/10/2026
Produtores recuperam receita queijo usam

Produtores recuperam receita de queijo com 400 anos e usam folhas de urtiga para formar a casca e mudar o sabor

18/10/2026
Ovelhas passam verão livres montanhas

Ovelhas passam o verão livres nas montanhas, e famílias inteiras se reúnem para descobrir a qual fazenda pertence cada animal

18/10/2026
Couve cresce metros alimenta gado

Couve cresce mais de 3 metros, alimenta o gado e tem o caule transformado em bengala depois da colheita

18/10/2026
Jornalista viaja entrevistar agricultor apaixona

Jornalista viaja para entrevistar um agricultor, apaixona-se por ele e troca Nova York por fazenda movida com ajuda de cavalos

18/10/2026
  • Contato
  • Política de Privacidade

Compre Rural Trends

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • HOME
  • PECUÁRIA DE CORTE
  • PECUÁRIA LEITEIRA
  • AGRICULTURA
  • CAVALOS
  • ARTIGOS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNISTAS
  • DIREITO NO AGRO

Compre Rural Trends