Ucrânia: Colheita de grãos e oleaginosas em 2022

PARTILHAR
Foto: Divulgação

O sindicato disse em comunicado que a Ucrânia pode colher 20,8 milhões de toneladas de trigo e 27,3 milhões de toneladas de milho este ano.

O sindicato de comerciantes de grãos da Ucrânia (UGA) revisou nesta quarta-feira sua previsão para a colheita de grãos e oleaginosas do país para 69,4 milhões de toneladas, ante 66,5 milhões vistos anteriormente. O volume projetado segue ainda muito abaixo do nível de 2021, de 106 milhões de toneladas.

O sindicato disse em comunicado que a Ucrânia pode colher 20,8 milhões de toneladas de trigo e 27,3 milhões de toneladas de milho este ano. A Ucrânia pode exportar 10 milhões de toneladas de trigo e 10 milhões de toneladas de milho na nova temporada 2022/23, que começa em julho.

O UGA não deu um número exato da colheita de grãos em 2022. Já o primeiro vice-ministro da agricultura ucraniano, Taras Vysotskiy, disse à um canal de televisão na quarta-feira que a colheita pode ser de pelo menos 50 milhões de toneladas.

Em 2021, a Ucrânia colheu 86 milhões de toneladas de grãos, incluindo 42,1 milhões de toneladas de milho e 32,2 milhões de toneladas de trigo.

O sindicato também disse que os agricultores podem colher 9 milhões de toneladas de sementes de girassol e 1,65 milhão de toneladas de colza este ano. No ano passado, a Ucrânia colheu 16,9 milhões de toneladas de sementes de girassol e 2,9 milhões de toneladas de colza.

O UGA disse que as exportações agrícolas dependeriam da situação dos portos ucranianos no Mar Negro, que estão bloqueados devido à invasão russa. A expectativa é de que o volume de exportação varie entre 25 e 31,5 milhões de toneladas.

Fonte: Reuters

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com