Três importantes portos ucranianos do Mar Negro na região de Odesa foram desbloqueados em julho sob uma iniciativa entre Moscou e Kiev.
Os esforços da Ucrânia para aumentar as exportações sob o acordo de grãos do Mar Negro com a Rússia estão atualmente focados em garantir inspeções mais rápidas de navios, em vez de incluir mais portos na iniciativa, disse um alto funcionário ucraniano nesta quarta-feira.
A Ucrânia é um grande produtor e exportador global de grãos, mas a produção e as exportações caíram desde que a Rússia invadiu o país em fevereiro passado e começou a bloquear seus portos marítimos.
Três importantes portos ucranianos do Mar Negro na região de Odesa foram desbloqueados em julho sob uma iniciativa entre Moscou e Kiev mediada pelas Nações Unidas e a Turquia. Pelo acordo, todos os navios são inspecionados por equipes conjuntas no Bósforo.
Kiev acusa a Rússia de realizar as inspeções muito lentamente, causando semanas de atrasos nos navios e reduzindo o fornecimento de grãos ucranianos aos mercados estrangeiros. A Rússia negou ter retardado o processo.
“A Ucrânia se concentra em normalizar as inspeções, em vez de abrir novos portos”, disse o alto funcionário ucraniano.
Referindo-se a um porto que não faz parte do pacto, o responsável disse: “Por que abrir o porto de Mykolaiv se ao atual ritmo de exportação podemos fechar metade dos portos de Odesa, que já estão abertos?”
A Ucrânia exportou cerca de 7 milhões de toneladas de produtos agrícolas em setembro e outubro e 6 milhões em novembro, mas os embarques caíram drasticamente para menos de 4 milhões em dezembro. Kiev atribui a queda a uma desaceleração das inspeções.
O Ministério da Infraestrutura da Ucrânia disse na terça-feira que nenhum novo navio deveria chegar ao país para carregamento.
- EUA: Soja inspecionado para exportação recua 1,5% na semana; de milho cai 13,5%
- Pesquisa inédita produz primeiros embriões de jumentos in vitro do mundo
- Corriedale produz 276 quilos de carne por hectare no Rio Grande do Sul, aponta teste
- EarthDaily: umidade melhora em MT, mas alívio pode ser temporário
- Gigante chinesa amplia presença no Brasil com compra de usinas e moagem de 25,5 milhões de toneladas
A pasta disse ainda que 94 navios aguardavam inspeção no Bósforo, incluindo 69 navios vazios para carregamento e 25 que já haviam sido carregados com produtos agrícolas.
Os navios estão esperando em média mais de um mês, disse o ministério.
Fonte: Reuters
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.