Uso do escarificador pode garantir maior rendimento para a lavoura

Uso do escarificador pode garantir maior rendimento para a lavoura

Foto: Divulgação

O equipamento é indicado para o plantio direto principalmente por manter a palhada de culturas anteriores na superfície

Após planejar a safra, o produtor precisa estar atento à qualidade do solo que receberá as sementes. Essa preocupação tem impacto lá na frente, principalmente na nutrição da lavoura e por consequência na produtividade. Um dos equipamentos que o agricultor tem ao seu alcance para auxiliar no preparo da terra é o escarificador.

Conforme explica o Técnico de Agricultura de Precisão da Piccin Tecnologia Agrícola, Paulo Padilha, esse tipo de equipamento rompe o solo por meio de propagação de trincas. “A superfície não é revirada como na aração ou gradagem e assim há o rompimento nas suas linhas de fraturas naturais. Os subsoladores usam hastes que são cravadas no solo e provocam o seu rompimento para frente, para cima e para os lados, de forma menos profunda, gerando uma descompactação de até 300mm”, esclarece.

Raiz-de-planta-a-esquerda-cm-solo-escarificado-a-direita-raiz-de-planta-em-solo-não-revolvido
Raiz de planta a esquerda cm solo escarificado, a direita, raiz de planta em solo não revolvido / Foto: Divulgação

Revolver ou descompactar o solo é uma prática importante na manutenção da terra, pois ajuda a manter a permeabilidade do terreno, melhorando a absorção da água e facilitando o enraizamento das plantas. Contudo, é necessário cautela. “É preciso estar atento à escolha do equipamento no momento do preparo do solo, pois, isso depende da avaliação, das necessidades, do tipo do terreno e do plantio de cada agricultor”, diz o técnico.

O uso do escarificador é indicado especialmente para o plantio direto por manter a palhada de culturas anteriores na superfície do solo. A utilização desse implemento é prática e resulta em um preparo da terra rápido, cobrindo grandes áreas em menos tempo, se compararmos com os arados por exemplo. Além disso, a menor profundidade, se comparada com os subsoladores que vão até 500mm, gera menos consumo de combustível. O solo escarificado ganha em capacidade de absorção da água, o que ajuda na nutrição das plantas. “Esses equipamentos vêm mostrando inúmeras vantagens para o agricultor, pois representam economia e maior produtividade”, aponta o profissional de agricultura de precisão.

escarificador-piccin
Foto: Divulgação

Procura crescente

Nos últimos anos, a procura pelos equipamentos que ajudam no preparo do solo tem se intensificado. Seja pela conscientização da classe produtora, seja pela disseminação de novos e modernos implementos. No caso dos escarificadores, a Coordenadora de Marketing da Piccin, Karen Moralles, esclarece que a cada ano as vendas aumentam em média 20% e que a empresa tem buscado novas tecnologias para oferecer aos produtores.

A Piccin tem em seu portfólio equipamentos como o EPCR-300, que são dotados de sistema de desarme automático com molas helicoidais que previne esforços excessivos nos componentes do escarificador, “bem como elimina tempo de parada para rearme das hastes, gerando assim ganhos em produtividade e maior vida útil”. Além disso, as hastes possuem os bicos duplos, que garantem maior durabilidade do equipamento.

Piccin Implementos Agrícolas

Fundada em 1963 na cidade de São Carlos, no interior Paulista, a Piccin Implementos Agrícolas tem em seu DNA tecnologia e inovação. Com a experiência de 54 anos no mercado, atualmente possui uma linha completa de implementos para preparo de solo e setor de agricultura de precisão preparado para atender todo o ciclo produtivo. piccin.com.br