Vaca com língua exposta ressalta importância do manejo frequente

PARTILHAR
vaca com osso na boca - detalhe osso
Foto: Reprodução / Internet

Pecuarista se surpreende com objetivo encontrado dentro da boca da vaca; o manejo frequente dos animais na fazenda é crucial para detectar problemas como esse

Mais uma imagem/vídeo marcante circulou pela internet nos últimos dias. O autor do vídeo é Juninho Pinheiro, pecuarista e digital influencer da roça, o humorista publica conteúdo diário sobre as dificuldades e alegrias de morar no campo, ele tem milhares de seguidores em várias redes sociais. O vídeo em questão tem, só no TikTok, mais de 1,7 milhões de visualizações.

No vídeo é possível ver uma vaca Nelore com a língua exposta, e depois da averiguação foi constatado que o animal estava com um pedaço de osso bem grande na boca, impossibilitando o bovino de se alimentar, pois, como visto no vídeo o animal já estava bem sentido.

Muito se fala da importância do manejo na pecuária de corte a pasto. É comum você ouvir que precisa manejar bem a fazenda, manejar os pastos, o gado e principalmente nutrir bem o rebanho. Exato, o manejo frequente do gado trás inúmeros benefícios à produção, principalmente para casos como esse, onde se o animal permanecesse com o osso preso em sua boca levaria à óbito em poucos dias.

Quem está acompanhando o dia-a-dia da fazenda, principalmente que faz o rodeio do gado, precisa estar atento o observar os animais com comportamentos suspeitos ou anormal e até mesmo possíveis lesões que possam comprometer a locomoção ou alimentação do animal. Maximizar o número semanal de vistoria da condição geral da fazenda é muito importante.

osso retirado de dentro da boca da vaca
Foto: Reprodução / @juninhopinheiro

Porque a vaca tentou comer osso?

Não é comum, mas o gado pode sim comer terra, plástico, madeira, lixo e alimentos estragados. Esse tipo de apetite depravado em bovinos pode acontecer quando há deficiência nutricional na alimentação. Terra, corda, plástico e lixo encontrados na fazenda podem ser consumidos pelos bovinos e demais animais que circulam livremente no local.

Esse consumo de objetos é nomeado de apetite depravado. Os danos são graves doenças em bovinos como perda de peso, ingestão de verminoses e risco de botulismo. Alguns animais encontram restos de ossos que pode transmitir essa intoxicação.

Mas como evitar que o gado coma terra e outros itens? Por exemplo, a solução é oferecer uma suplementação adequada. O objetivo é suprir as demandas alimentares desses animais. Entre os elementos essenciais para a nutrição bovina, estão o sódio e o fósforo.

Por isso, ao realizar a suplementação, é preciso analisar a composição dos produtos. Acima de tudo, verifique a porcentagem desses dois elementos que devem ser altas.

Esse hábito de comer terra, plástico e outros não é saudável. Pois, se estiverem contaminados, podem desencadear sérias doenças aos animais.

Já ouviu falar em botulismo? Notícias sobre propriedades que perderem os animais pela doença sempre aparecem. A verminose é uma realidade em bovinos com apetite depravado. Dessa forma, prejudica todo o processo da produção. Não importa se o gado é de corte ou de leite.

Para finalizar

Alguém precisa estar olhando o rebanho e ambiente constantemente. E não basta olhar, é necessário comparar a situação encontrada com a situação esperada, para que decisões sejam tomadas. E quanto menor o intervalo de tempo em que se faz a verificação da situação, maiores as probabilidades de se aumentar a eficiência do manejo.

Afinal, a produção de @ (seja via engorda ou produção de bezerros) vai acontecer pelas melhores decisões tomadas durante o processo produtivo.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.