Vaca Nelore, a ‘mãe’ perfeita para pecuária brasileira

Não há nenhuma dúvida, a pecuária brasileira deve muito a qualidade, rusticidade e instinto materno da matriz Nelore; Feliz Dia das Mães a elas! Afinal de contas, por que a vaca Nelore é a “mãe” do rebanho de corte brasileiro? Confira

A pecuária de corte no Brasil é uma das principais atividades econômicas do setor agropecuário, caracterizada principalmente pela criação de animais a pasto e pela preocupação do setor com a sustentabilidade, aliando a preservação do meio ambiente. Do rebanho bovino brasileiro de cerca de 220 milhões de cabeça, 80% têm o sangue do Nelore, raça de origem na região da Índia que ganhou o país por uma série de características que combinaram com o clima e o objetivo dos pecuaristas.

Deste total, são cerca de 48 milhões de vacas Nelore, “parindo, produzindo carne, enfim, trabalhando para pecuária do brasil que é a mais forte do planeta”, conforme disse o doutor em zootecnia e especialista em julgamento de zebuínos William Koury Filho, diretor fundador da BrazilcomZ – Zootecnia Tropical, consultoria em melhoramento que atua na gestão genética e soluções técnico-comerciais em bovinos.

Maior rebanho comercial do mundo e a raça Nelore

O Brasil possui um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, e a raça Nelore representa uma porção significativa deste total. Devido à sua eficiência reprodutiva e adaptabilidade, o Nelore é frequentemente escolhido para cruzamentos em sistemas de produção de carne, contribuindo assim para a expansão e melhoramento genético do rebanho nacional

Com características como a capacidade do Nelore em se adaptar a um ambiente mais restritivo, da fêmea se manter em boa condição corporal, do índice de fertilidade ser lá em cima com pouca exigência ambiental, de parir um bezerro vigoroso que logo parte pra primeira mamada, facilitada por serem pequenos, isso é uma vaca zelosa com a cria, fazem dessa vacada uma grande campeã no mundo pecuário. Confira!

Vaca Nelore, a “Mãe” do rebanho de corte brasileiro

A vaca Nelore é considerada a “mãe” do rebanho de corte brasileiro principalmente devido à sua extraordinária capacidade de adaptação ao clima tropical do Brasil, resistência a doenças e eficiência na conversão de pasto em carne.

Essas características são essenciais para a sustentabilidade e lucratividade da pecuária de corte no país, permitindo que o gado Nelore prospere em ambientes que seriam necessários para outras raças. Além disso, a qualidade da carne e a facilidade de manejo fazem do Nelore a escolha preferencial dos pecuaristas, consolidando sua posição como pilar da bovinocultura de corte brasileira.

“Vamos falar um pouco mais de como as qualidades da vaca Nelore fizeram dessa raça mais uma vez um fenômeno quantitativo no Brasil. A vaca Nelore é bruta é boa mesmo e a gente não pode perder essas boas características porque eles são fundamentais para a gente tocar a nossa pecuária do jeitão que é no Brasil, pecuária de grande áreas, grandes rebanhos. E a vaca Nelore mais uma vez é campeã na facilidade do manejo e no que ela entrega”, destacou William Koury.

Foto: Grupo Rezende

A vaca Nelore é uma das grandes responsáveis pela tomada do território brasileiro pelo Nelore, conforme disse Koury. “Nós vamos mostrar primeiramente através da história por que o Nelore conquistou solos brasileiros através das suas boas características funcionais, e muitas delas já vieram moldadas por seleção natural dos animais que vieram da Índia. A capacidade do Nelore em se adaptar a um ambiente mais restritivo, da fêmea se manter em boa condição corporal, do índice de fertilidade ser lá em cima com pouca exigência ambiental, de parir um bezerro vigoroso que logo parte pra primeira mamada, facilitada por serem pequenos, isso é uma vaca zelosa com a cria. Todas estas boas característica de adaptabilidade, sem contar a tolerância a alta temperaturas e também ainda a endo e ectoparasitas, todas estas boa características fizeram do Nelore a raça mãe do Brasil. Não é à toa. E amanhã nos vamos salientar muito a importância da fêmea neste cenário, já que, lógico, o macho que é tolerante ao calor, tem capacidade de andar atrás de fêmea o dia todo, o individuo é altamente fértil, ele é muito importante, agora sem as boas características da matriz, o Nelore não chegaria a esses patamares, é um fenômeno em termos numéricos a proporção do Nelore no rebanho brasileiro”, comentou.

De acordo com Koury, olhar para as DEPs sem prestar atenção se o seu ambiente favorece a expressão da genética pode ser prejudicial. “Olhar para o programa de melhoramento genético é imprescindível hoje, mas a gente tem que olhar com senso crítico, de forma a interpretar a régua de DEPs e cuidados, de não ir só no índice achando que é uma solução mágica para tudo. Amanhã nós vamos contemplar bastante esse tema”, concluiu.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Matriz Nelore Pintado torna-se a mais valorizada da história de Goiás; Vídeo

Durante o Primeiro Leilão Pinturas do Nelore realizado em Goiânia, a matriz Bengalla da CA foi adquirida por um valor astronômico que estabeleceu um novo recorde no estado. Esse feito não apenas quebra recordes, mas também ressalta a crescente valorização e reconhecimento dessa raça bovina; confira detalhes

Continue Reading Matriz Nelore Pintado torna-se a mais valorizada da história de Goiás; Vídeo

Conheça os maiores peões de rodeio do mundo; Vídeo

De talentos excepcionais a histórias de coragem, explore os feitos impressionantes e a resiliência dos competidores que enfrentam touros poderosos em busca da glória. Prepare-se para uma viagem emocionante pelas façanhas dos maiores peões de rodeio do mundo, apresentando o brilho e a determinação que os destacam como verdadeiros ícones do esporte; confira

Continue Reading Conheça os maiores peões de rodeio do mundo; Vídeo

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM