Veja o TOP 10 maiores vendedores de touros do Brasil

PARTILHAR
Tabapuã TJG tourama
Foto: Jadir Bison

Ranking de 2021 traz uma radiografia atualizada dos 50 maiores vendedores de touros de raças zebuínas do Brasil; veja o top 10

A vocação para a produção de reprodutores zebuínos, o alto investimento em tecnologia, em conhecimento, em capital humano e em gestão aliado a um novo olhar sobre a comercialização de genética para a produção de carne de qualidade em ambiente sustentável são marcas fortes dos primeiros dos maiores vendedores de touros zebuínos do Brasil, conforme aponta o Ranking Top 100 2021.

Na sexta edição, o levantamento, realizado pela Revista AG em parceria com a Brasil com Z e pela Assessoria Agropecuária FF Velloso & Dimas Rocha, que já havia apresentado um cenário diferente de anos anteriores entre os produtores de genética taurina, também trouxe mudanças na comercialização da genética zebuína, com a genética CEIP Top 100 – Zebuínos liderando as vendas em 2020.

Para William Koury, zootecnista da Brasil com Z, “os produtores de touros, que são a semente melhoradora da pecuária, estão todos inseridos em programas de melhoramento, independentemente de ser CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção) ou PO, controlado pela associação, o mercado tem buscado as certificações de qualidade do produto”. Ele afirma que não é algo que aconteceu de forma abrupta, e sim uma tendência que vem sendo acompanhada há pelo menos 20 anos. Se o mercado exige, o pecuarista atende, indo além dos números e certificações. Para Koury, isso não basta simplesmente para figurar entre os maiores ou participar dos programas. É preciso ter organização interna, e uma avaliação dentro de rebanho bastante forte. “A gestão destes projetos e a maneira como conduzem o processo de seleção tem sido fundamental, junto com o olho do selecionador na busca do animal mais produtivo e funcional”, destaca.

O que o Top 100 mostrou este ano é a tendência do que vem sendo observado desde que o levantamento começou: que o mercado de reprodutores no Brasil vem amadurecendo e se profissionalizando ano a ano. “Estar em uma seleta lista de 50 produtores de touros no País que tem a maior pecuária comercial do mundo é algo a ser comemorado”, provoca Koury. “É uma oportunidade de dar maior visibilidade para a marca, para a raça e para os programas de melhoramento nos quais esses rebanhos estão envolvidos, é sempre uma vitrine e esperamos que seja uma vitrine cada vez mais importante.”

Veja os Maiores Vendedores de Touros do país

#PropriedadeCidadeTotal
1Agropecuária JacarezinhoSão Paulo (SP)2465
2Nelore GrendeneCáceres (MT)1780
3Agro-Pecuária CFMMagda (SP)1412
4Nelore Mocho CVPresidente Epitácio (SP)810
5Nelore HeringerVila Velha (ES)720
6Nelore IFLambari D’Oeste (MT)605
7Agro Antonio BalbinoBarreiras (BA)550
8Nelore 42Campo Grande (MS)500
9Nelore JMPSidrolândia (MS)500
10Nelore Di GenioPereira Barreto (SP)460

A pandemia, conforme Koury, acelerou um processo de concentrar no digital as vendas. Os leilões continuam sendo importantes como forma de valorização e vitrine das fazendas, mas as vendas diretas e o e-commerce vem ganhando cada vez mais espaço pois o comprador já está mais confortável com a ferramenta. “Eu acho que o comprador vai perdendo o medo do novo. Mas é importante reforçar: quanto mais credibilidade a marca e o produto passarem ao mercado, mais tranquila é essa transição do presencial, de tocar o animal, até a TV e da TV para a internet. Está mudando simplesmente o veículo”, conclui.

Confira a lista – TOP 50 Zebuínos – Os Maiores Vendedores de Touros do Brasil 2021, clicando aqui.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com