Vídeo: Cavalo aparta gado sozinho no curral

Vídeo: Cavalo aparta gado sozinho no curral

PARTILHAR
Foto: Reprodução

Cavalo, possivelmente da raça Quarto de Milha, faz apartação precisa de bezerros dentro de piquete no curral; imagens são impressionantes

Um vídeo amplamente divulgado nas redes sociais despertou a curiosidade de muitos. Um cavalo, possivelmente da raça Quarto de Milha, fazendo a apartação de alguns bezerros que pelo tamanho parecem ser de desmama sozinho, sem a necessidade do cavaleiro. Não encontramos o autor do vídeo, inclusive se souberem nos envie um e-mail que gostaríamos de entrar em contato com o dono do animal.

É possível presumir que este animal foi treinado na apartação, modalidade de trabalho em que consiste em apartar uma só rês do rebanho sem trabalhar os demais. A necessidade de entrosamento entre o cavalo (Quarto de Milha) e o cavaleiro é fundamental, uma seqüência de movimentos bem definidos e passos começam e terminam em posições precisas.

Neste caso, não necessitou do cavaleiro:

Procurando na internet, nós encontramos esse outro vídeo:

Sobre a Apartação

O animal de apartação é muito útil em um rancho ou fazenda, pois no trabalho diário se faz necessário à execução de tarefas como manejo com o gado. Um exemplo é apartar do rebanho um animal que está doente para ser tratado, medicado, ou para outra finalidade. Essa necessidade ficou evidente, e também a utilização de animais que no exercício de suas funções o faça com competência. Entretanto dentro de uma competição as regras para os campeonatos se fazem necessárias para um correto julgamento do animal e para um melhor entendimento de como se deve ser um animal de apartação.

All Blue Boon (Peptoboonsmal x Lenas Lisette x Doc O’lena) foi Cavalo do Ano ANCA 2011/2012 / Foto: ANCA

Cavalo e cavaleiro devem se movimentar calmamente para dentro do rebanho, apartar um animal do lote e guiá-lo até o centro da arena para mantê-lo afastado dos outros animais com manobras precisas. O cavalo de Apartação deve combinar os movimentos com o boi, antecipando todas as suas manobras. É uma sincronia de movimentos sutis, precisos.

Essa modalidade esportiva surgiu em 1.908, na cidade de Salinas, no Texas. Os peões americanos praticavam a apartação, como seu modo de trabalho, aonde marcavam, castravam, curavam ou mandavam para os frigoríficos. E foi introduzida no Brasil através do King Ranch, que trouxe a Raça Quarto-de-Milha.

Em vários Estados Brasileiros a apartação conquistou um grande número de criadores, treinadores e apresentadores, como o Estado de São Paulo na região de Presidente Prudente; em Minas Gerais, na região de Uberaba e Uberlândia; em Mato Grosso do Sul, Campo Grande e o Estado do Rio de Janeiro na região de Itaboraí.

Colaborou ANCA e Jose Carlos

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.