Vídeo: Listamos quem são as 10 maiores raças do mundo

PARTILHAR
Foto: @simentallimuzin

À primeira vista, vacas grandes parecem ser uma receita de sucesso para qualquer produtor, mas igualmente importante é levar em consideração os desafios de criar grandes raças de gado. 

Em termos de tamanho, este é um fator muito importante quando se trata de vacas, principalmente em relação à produção de carne e leite que elas oferecem. À primeira vista, vacas grandes parecem ser uma receita de sucesso para qualquer agricultor, mas igualmente importante é levar em consideração os desafios de criar grandes raças de gado. Não só a comida é um desafio, mas também como uma raça de vaca pode se adaptar a certas condições ambientais e climáticas. Listamos quem são as 10 maiores vacas do mundo!

Portanto, no que diz respeito à seleção de vacas para fazendas de gado, nem sempre as raças grandes têm maior probabilidade de aumentar a lucratividade. A vaca doméstica moderna faz parte de uma das espécies: Bos taurus (a maioria das vacas de fazenda) ou Bos indicus (vacas com corcovas, como a Brahma). Alguns são combinações destes dois. 

Existem mais de 920 raças de vacas no mundo hoje. Aqui estão as maiores raças de vacas do mundo e algumas de suas principais características:

Chianina

Foto por Monica / wikipedia.org

Chianina é a maior raça bovina do mundo. Originou-se na Toscana, Itália , e pode atingir 2 m de altura e pesar mais de 1.700 kg. As vacas Chianina são as vacas mais altas e mais pesadas do mundo, bem como uma das raças de gado mais antigas.

A raça é usada principalmente para a produção de carne bovina, mas no passado também era popular como gado de tração. As vacas Chianina podem se adaptar facilmente a climas mais quentes, tendo uma pele dura que também é resistente a parasitas.

Sul Devon

Foto por Charlesdrakew / wikipedia.org

Também conhecidas como “The Gentle Giant”, as vacas South Devon são originárias do Reino Unido , sendo a maior raça bovina nativa da Grã-Bretanha . Eles podem atingir um peso de 1.600 kg em média, embora a maior vaca de South Devon registrada tenha 2.000 kg. Os touros desta raça podem ser usados ​​para trabalhar até os 12 anos.

South Devon é conhecida como uma raça para carne e leite. A alta produção de leite e o instinto materno desenvolvido garantem uma alta porcentagem de sobrevivência da juventude. As vacas são capazes de se reproduzir por 15 anos. Com tamanha longevidade, poucas novilhas são necessárias para atualizar o rebanho, muitas das quais estão disponíveis para venda como reprodutoras ou carcaças de bovinos de qualidade superior.

3. Maine – Anjou

anjouliette.wordpress.com

Assim como o nome sugere, esta raça de vaca francesa originou-se na região de Anjou . Pode atingir um peso aproximado de 1.400 kg e é criado tanto para a produção de leite como para a produção de carne bovina. A raça é famosa pelo fato de poder construir músculos facilmente e também pela facilidade de engorda.

Originalmente, os fazendeiros franceses usavam as vacas Maine-Anjou se tivessem pequenas áreas de terra, porque poderiam obter uma boa renda com as vacas, pois engordariam tão facilmente. Especialmente os touros podem ser bastante temperamentais, mas as vacas têm um grande instinto maternal e por causa do leite de alta qualidade que fornecem, os bezerros são sempre bem nutridos.

4. Glan Gado

Originalmente criado como uma raça multiuso na região alemã do Reno-Palatinado , hoje o gado Glan é usado principalmente para a produção de carne bovina. Pode atingir 1,45 m de altura e um peso de até 1.200 kg. Infelizmente, a raça agora é raramente usada e o número de gado está diminuindo a cada ano.

Esta raça de vaca não é utilizada em programas de reprodução e em exposições, devido aos seus fenótipos, razão pela qual a raça foi quase extinta. Após os esforços de uma sociedade de preservação criada em 1985, o Glan Glan voltou lentamente, mas ainda é uma raça de vaca menos conhecida.

5. Angus Alemão

Outra raça bovina que pode ser incluída no topo das maiores vacas do mundo também vem da Alemanha. As vacas podem atingir um peso de 1.200 kg, tendo uma altura de 1,5 m. A raça foi desenvolvida na década de 1950, quando o gado Aberdeen Angus foi cruzado com diferentes raças de vacas nativas da Alemanha.

O principal objetivo da seleção foi obter uma raça de grande porte, com bom temperamento e sem chifres que pudesse ser utilizada para produção de carne bovina com menor teor de gordura. O Angus Alemão também é usado como raça de vacas ou manejo de vegetação e para aleitamento de carne bovina.

6. Montbeliarde

Foto por PRA / wikipedia.org

Esta raça de vaca originou-se na região francesa de Montbeliard , usada principalmente para fazendas leiteiras. Uma única vaca desta raça pode produzir mais de 7.400 litros por ano. Montbeliarde pode atingir 1,54 m de altura e até 1.200 kg.

As vacas Montbeliarde produzem um leite rico em caseína tipo B, que contribui para o aumento do rendimento e produção de queijo e está no topo dos queijos de origem protegida (Comte Reblochon, Mont’Dor, etc). Além disso, a raça é amplamente utilizada devido às qualidades de produção e características funcionais dos exemplares.

7. Partenais

Esta raça de gado encontra seu lugar no topo das maiores vacas do mundo, com uma altura de 1,45 me um peso de até 1.150 kg. Originou-se na região de Deux-Sevres e é considerada uma das mais antigas raças de gado francesas.

As vacas fornecem leite de alta qualidade usado para vários produtos lácteos, incluindo manteiga e também foram usados ​​para trabalhos de tração. Também pode ser usado para a produção de carne bovina, devido à carne de alta qualidade e com baixo teor de colesterol.

8. Limusine

Gado de corte altamente musculoso, esta raça francesa pode atingir um peso de 1.100 kg. Como resultado do ambiente onde foram criadas, nas regiões Limousin e Marche , essas vacas apresentam uma robustez incomum, boa saúde e grande adaptabilidade. Além de suas qualidades de carne, as vacas Limousin também eram usadas como animais de trabalho.

9. Bazadaise

As vacas bazadaise foram originalmente usadas para trabalhos agrícolas nas videiras de Bordeaux . As vacas podem atingir um peso de até 1.100 kg. A raça foi gradualmente usada como um pão de carne respeitável em vez de apenas um animal de trabalho robusto e agora é uma das raças de gado francesas mais comuns usadas para produção de carne bovina.

10. Charolês

É uma das raças de gado mais antigas e populares , não só na França, mas em todo o mundo. Pode atingir um peso de até 1.100 kg. Com mais de 1,8 milhão de bovinos de raça pura na França, representa metade do gado criado para corte no país e um quarto do gado criado para corte na Europa.

A produção de carnes é caracterizada por: qualidade, quantidade – devido aos cruzamentos diretos, que levam ao aumento do peso da carcaça e alta proporção de peças de qualidade; baixos custos de produção – mão de obra, ração e nível de mecanização.

Outras grandes raças de gado que merecem destaque são o Brahman, Pinzgauer, Normande, Vorderwald, Belted Galloway, Pie Rouge des Plaines ou o Gayal .

vacas holandesas

As maiores vacas do mundo

Embora as vacas Holandesas sejam consideradas uma grande raça de gado, em média os exemplares desta raça não estão entre os maiores do mundo. É por isso que o mais interessante é que, atualmente, acredita-se que a maior vaca do mundo seja Danniel, uma vaca Holstein gigante de propriedade de Ken Farley de Ferndale, Califórnia. Daniel tem 1,93 m de altura e pesa 1.043 kg.

O detentor anterior do recorde de maior vaca foi Blossom , uma vaca de Illinois que morreu aos 13 anos em 2015 e também era uma vaca Holstein.

Outros concorrentes para a maior vaca do mundo foram Big Moo da Austrália e Chilli, uma vaca Fresiana do Ferne Animal Sanctuary em Chard, Somerset, Inglaterra.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.