Vídeo mostra como resfriar o leite sem energia elétrica!

Vídeo mostra como resfriar o leite sem energia elétrica!

PARTILHAR
Rapid Milk Chiller. Foto Divulgação.

O Rapid Milk Chiller usa um sistema de bateria térmica que armazena o frio para uso posterior, resfriando o leite em segundos. Veja como resfriar o leite sem energia elétrica!

Dos 44 países produtores de leite, apenas dois – o Brasil e a Índia – devem expandir seus rebanhos leiteiros este ano, segundo o relatório semianual do USDA Dairy chamado World Markets and Trade. Com o número de vacas devendo permanecer estável ou diminuindo na maioria dos maiores países produtores de leite do mundo, os ganhos por animal serão críticos para que a produção mundial se expanda. E a qualidade do leite é um grande fator que pesa na Índia, um dos maiores produtores do mundo! Lá foi desenvolvido um sistema que permite resfriar o leite sem o uso de energia elétrica, veja!

Antes de mais nada, não existe mágica: o sistema da empresa indiana Promethean Power Systems armazena a temperatura gerada por um resfriador que precisa ficar ligado pelo menos 4 horas por dia na rede elétrica. O pulo do gato está na possibilidade de resfriar o leite durante ou depois da ordenha sem estar conectado, tipicamente em um horário onde a rede elétrica é precária ou totalmente sem capacidade de carga.

“Antes, os produtores de leite não obtinham o preço justo pelo leite. 
Só conseguimos um preço médio ao fornecer leite a outras empresas. 
Mas agora temos um preço fixo com base na gordura do leite, facilitando assim os melhores preços para nós ”, afirmou Afzal.

O Rapid Milk Chiller usa uma “bateria térmica”, uma grande caixa com elementos que armazenam o frio de forma eficiente, ligada a um enorme tambor resfriado onde o leite é despejado lentamente. Com a lâmina de leite passando pela área fria, acontece o resfriamento rápido (vai de 35C a 8C em segundos).

Componentes RMC:
1 – Sistema de armazenamento térmico (TSS)
2 – Unidade de Resfriador (CU)
3 – Trocador de Calor de Leite (MHE)
4 – Tanque de Resfriamento de Leite (MCT) – Opcional
Os componentes do Rapid Milk Chiller

A Promethean Power Systems faz sucesso na Índia, Bangladesh e Sri Lanka, fruto da pesquisa e desenvolvimento dos empresários Sorin Grama e Sam White, que tocam a empresa desde 2007, com unidades na Índia e nos Estados Unidos. O trabalho já foi reconhecido e premiado por diversas instituições: uma tecnologia que melhorou a vida de muitas famílias em áreas rurais.

Benefícios e Vantagens do Sistema:

Refrigeração instantânea de leite

  • O resfriamento fatal impede o crescimento de bactérias instantaneamente.
  • A qualidade premium permite maior vida útil do leite processado e margens mais altas em produtos de valor agregado.
  • Capture mais agricultores na área de captação.
  • O filme fino no refrigerador de superfície desgasta o leite.

Backup de armazenamento frio

  • Elimina o gerador a diesel.
  • Baixos custos de manutenção e operação.
  • Ao contrário das baterias elétricas, a bateria térmica não precisa ser substituída a cada 3 anos.

Design simples

  • Trabalha com conexão monofásica nos centros de coleta das aldeias.
  • Fácil limpeza manual.
As etapas do sistema: da esquerda para a direita – compressor, unidade de controle, bateria térmica e chiller, onde despejam o leite.

Para a turma que ficou interessada, o contato está neste link.

Um solução assim seria ideal para pequenos produtores brasileiros que ainda sofrem com a má qualidade no fornecimento de energia elétrica nas áreas rurais, em diferentes pontos do país. Os relatos de pessoas que não conseguem ligar a ordenhadeira e o resfriador ao mesmo tempo são muitos aqui no Brasil.

RMC no canal In The Making do Youtube, mostra como resfriar o leite:

O canal In The Making, dedicado a novidades tecnológicas, mostrou o sistema em operação na Índia. Por coincidência, o formato do resfriador rápido é muito similar a uma estrutura sagrada para os indianos, o Shiva Linga ( ou Lingam), representação da divindade Shiva.

Compre Rural com informações do FarmFor

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com