
De acordo com a Defesa Civil, a suspeita é que um tornado tenha atingido as cidades Iporã do Oeste, Descanso, Belmonte e Itapiranga, com ventos de 130 quilômetros por hora.
Uma forte tempestade com ventos intensos atingiu as cidades de Descanso e Belmonte, no Oeste de Santa Catarina, e deixou um rastro de destruição na tarde desta quarta-feira (10). A suspeita é que o fenômeno tenha sido um tornado.
Conforme divulgou a Defesa Civil na noite desta quarta, os ventos destruíram residências, uma escola, um ginásio e galpões. A tempestade também derrubou árvores e postes de energia elétrica, e diversas famílias ficaram desalojadas, sendo abrigadas na casa de parentes.
Os prejuízos na zona rural ainda não foram totalmente informado pelas autoridades!
A tempestade iniciou por volta das 17h15min. Estima-se que os ventos tenham se aproximado dos 130 km/h. Apenas em Descanso, a estimativa é de que pelo menos 100 casas tenham sido afetadas pelos fortes ventos. Até o início da manhã desta quinta (11), não havia informações sobre feridos.
Além de Descanso e Belmonte, as duas cidades mais atingidas, também foram registrados estragos em Ipuaçú, Campos Novos, Coronel Freitas, Águas de Chapecó, São Carlos, Nova Itabeiraba, Saudades, Cunha Porã, Irani e Iporã do Oeste.
Equipes da Defesa Civil atuam desde o começo da noite de quarta para prestar apoio. Lonas, telhas e colchões são distribuídos para as famílias afetadas. Um levantamento mais detalhado sobre os estragos deve ser divulgado nesta quinta.
Segundo o órgão, há dificuldade para acessar locais atingidos pelo possível tornado por conta da distância de algumas comunidades e da queda de postes e árvores.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, os meteorologistas estão analisando imagens dos radares meteorológicos e do levantamento de danos para definir o que ocorreu em Belmonte e Descanso.
- IA tem potencial para revolucionar a produção de carne na raça Nelore
- Além do Plano Safra: modelo de crédito com taxas menores ganha espaço
- Mitos e verdades sobre consumo de carne bovina são debatidos na 2ª Fenagen em Pelotas
- Emater: plantio de trigo no RS atinge 50% da área, mas umidade ainda atrapalha
- Vendas de veículos novos recuam em junho, mas crescem 4,8% semestre
Existe a suspeita de possível tornado ou microexplosão, mas o fenômeno apenas poderá ser classificado após avaliação que será realizada durante a manhã desta quinta-feira (11) nos locais atingidos.
Veja os vídeos e as imagens da destruição












- Você comeria a embalagem? Nestlé lança embalagem feita com queijo
- Clone da raça BH já vale meio milhão e tem apenas 8 meses
- Fazendas no fundo do mar? Descubra como funcionam essas propriedades
- Do tamanho de gatos? Esses são os primeiros cavalos e que existiram há 56 milhões de anos
- Dilema: Gordura amarela é sinal de boi velho?
Imagem de radar sugere passagem de tornado
Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da NSC Comunicação, uma imagem de radar da Defesa Civil localizado em Chapecó sugere a possibilidade de tornado.
Na imagem, destaca Puchalski, é possível verificar uma “assinatura’ que normalmente aparece quando há super células associadas a tornados (quase como uma vírgula invertida). A localização dessa assinatura fica na região do município de Descanso.

Compre Rural com informações do NSC Total