Vídeo: Possível tornado causa destruição no sul do Brasil

Vídeo: Possível tornado causa destruição no sul do Brasil

PARTILHAR

De acordo com a Defesa Civil, a suspeita é que um tornado tenha atingido as cidades Iporã do Oeste, Descanso, Belmonte e Itapiranga, com ventos de 130 quilômetros por hora.

Uma forte tempestade com ventos intensos atingiu as cidades de Descanso e Belmonte, no Oeste de Santa Catarina, e deixou um rastro de destruição na tarde desta quarta-feira (10). A suspeita é que o fenômeno tenha sido um tornado.

Conforme divulgou a Defesa Civil na noite desta quarta, os ventos destruíram residências, uma escola, um ginásio e galpões. A tempestade também derrubou árvores e postes de energia elétrica, e diversas famílias ficaram desalojadas, sendo abrigadas na casa de parentes.

Os prejuízos na zona rural ainda não foram totalmente informado pelas autoridades!

A tempestade iniciou por volta das 17h15min. Estima-se que os ventos tenham se aproximado dos 130 km/h. Apenas em Descanso, a estimativa é de que pelo menos 100 casas tenham sido afetadas pelos fortes ventos. Até o início da manhã desta quinta (11), não havia informações sobre feridos.

Além de Descanso e Belmonte, as duas cidades mais atingidas, também foram registrados estragos em Ipuaçú, Campos Novos, Coronel Freitas, Águas de Chapecó, São Carlos, Nova Itabeiraba, Saudades, Cunha Porã, Irani e Iporã do Oeste.

Equipes da Defesa Civil atuam desde o começo da noite de quarta para prestar apoio. Lonas, telhas e colchões são distribuídos para as famílias afetadas. Um levantamento mais detalhado sobre os estragos deve ser divulgado nesta quinta.

Segundo o órgão, há dificuldade para acessar locais atingidos pelo possível tornado por conta da distância de algumas comunidades e da queda de postes e árvores.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, os meteorologistas estão analisando imagens dos radares meteorológicos e do levantamento de danos para definir o que ocorreu em Belmonte e Descanso. 

Existe a suspeita de possível tornado ou microexplosão, mas o fenômeno apenas poderá ser classificado após avaliação que será realizada durante a manhã desta quinta-feira (11) nos locais atingidos.

Veja os vídeos e as imagens da destruição

Imagem de radar sugere passagem de tornado

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da NSC Comunicação, uma imagem de radar da Defesa Civil localizado em Chapecó sugere a possibilidade de tornado.

Na imagem, destaca Puchalski, é possível verificar uma “assinatura’ que normalmente aparece quando há super células associadas a tornados (quase como uma vírgula invertida). A localização dessa assinatura fica na região do município de Descanso.

Compre Rural com informações do NSC Total


Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com