Vídeo revela os estragos provocados por um tornado em SC

Danos causados por fenômeno de baixa intensidade em Rio das Antas, oeste de Santa Catarina, nesta terça-feira (28).

A Defesa Civil confirmou o sexto tornado em Santa Catarina neste mês de novembro. O fenômeno ocorreu em Rio das Antas, no Oeste do estado, na terça-feira (28), e a confirmação foi feita nesta quarta-feira (29).

O tornado impactou a comunidade de Salto Rio das Pedras, resultando em destelhamentos, danos a um pomar e destruição parcial de um galpão, de acordo com informações da Defesa Civil, que relacionou esses danos à passagem do tornado.

O tornado surgiu a partir de uma nuvem com crescimento vertical limitado, escapando à detecção do radar meteorológico. As imagens compartilhadas nas redes sociais revelam um funil coeso, com ventos organizados e em rotação, levantando poeira e detritos ao seu redor.

tornado
Reprodução: Redes Sociais

Segundo o professor Dr. Ernani De Lima Nascimento, especialista em tempo severo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o evento é, de fato, um tornado. Ele explica que a dinâmica do vórtice observado é característica desse tipo de fenômeno e ressalta que a presença de um ambiente úmido é incompatível com a formação de um redemoinho de céu claro.

Além disso, ao abordar a inexistência de uma tempestade severa, o professor esclarece: “A nuvem responsável por sua formação não necessariamente precisa ser uma supercélula, o que pode explicar a falta de características distintas de uma supercélula nas imagens de radar. Casos como esses são praticamente impossíveis de serem alertados devido à ausência dessas assinaturas específicas”.

Reprodução/Ivanize Michels Gaio

“O dinamismo do vórtice observado é característico desse tipo de fenômeno, e a presença de um ambiente úmido é incompatível com a formação de um redemoinho em um céu claro”, destaca o professor.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM