Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Vídeo revela os estragos provocados por um tornado em SC

Danos causados por fenômeno de baixa intensidade em Rio das Antas, oeste de Santa Catarina, nesta terça-feira (28).

A Defesa Civil confirmou o sexto tornado em Santa Catarina neste mês de novembro. O fenômeno ocorreu em Rio das Antas, no Oeste do estado, na terça-feira (28), e a confirmação foi feita nesta quarta-feira (29).

O tornado impactou a comunidade de Salto Rio das Pedras, resultando em destelhamentos, danos a um pomar e destruição parcial de um galpão, de acordo com informações da Defesa Civil, que relacionou esses danos à passagem do tornado.

O tornado surgiu a partir de uma nuvem com crescimento vertical limitado, escapando à detecção do radar meteorológico. As imagens compartilhadas nas redes sociais revelam um funil coeso, com ventos organizados e em rotação, levantando poeira e detritos ao seu redor.

tornado
Reprodução: Redes Sociais

Segundo o professor Dr. Ernani De Lima Nascimento, especialista em tempo severo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o evento é, de fato, um tornado. Ele explica que a dinâmica do vórtice observado é característica desse tipo de fenômeno e ressalta que a presença de um ambiente úmido é incompatível com a formação de um redemoinho de céu claro.

Além disso, ao abordar a inexistência de uma tempestade severa, o professor esclarece: “A nuvem responsável por sua formação não necessariamente precisa ser uma supercélula, o que pode explicar a falta de características distintas de uma supercélula nas imagens de radar. Casos como esses são praticamente impossíveis de serem alertados devido à ausência dessas assinaturas específicas”.

Reprodução/Ivanize Michels Gaio

“O dinamismo do vórtice observado é característico desse tipo de fenômeno, e a presença de um ambiente úmido é incompatível com a formação de um redemoinho em um céu claro”, destaca o professor.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM