Vote: Fim do auxílio moradia para deputados, juízes e senadores

Vote: Fim do auxílio moradia para deputados, juízes e senadores

PARTILHAR
dinheiro para os politicos
Foto: Divulgação

Consulta pública que pede a opinião dos cidadãos  sobre o “Fim do auxílio moradia para deputados, juízes e senadores” tem mais de 1 milhão de votos.

Mais de um milhão de pessoas já se manifestaram no site do Senado a favor da sugestão popular (SUG 30/2017) que proíbe o pagamento do auxílio-moradia, adicional que está no contracheque de muitos agentes públicos, sejam eles concursados, nomeados ou eleitos.

O projeto do senador Randolfe Rodrigues proíbe o pagamento e o recebimento de auxílio-moradia a agente público que resida, em imóvel próprio ou não, “no município de desempenho das respectivas atribuições ou funções públicas”. O descumprimento da norma por parte do beneficiário ou do autorizador do pagamento poderá acarretar responsabilização administrativa, civil e criminal.

ementa fim das regalias
Imagem retirada na data de 29 de maio de 2018

Na avaliação de Requião, “o auxílio-moradia tem sido utilizado como forma de elevação salarial, em descumprimento ao ditame constitucional que atribui ao Legislativo o poder de definir salários”. Para ele, é “uma falácia atribuir auxílio-moradia a agentes políticos que exercem de forma permanente seu cargo em determinada localidade”.

Já o projeto do senador Randolfe decreta que o pagamento de qualquer tipo de auxílio-moradia ou adicional indenizatório similar só ocorrerá “nos casos de deslocamento temporário com fundamento em interesse público”. A regra valerá para membros dos três Poderes e para servidores e empregados públicos, nos âmbitos federal, estadual, distrital e municipal.

O projeto também determina que o magistrado ou o procurador só poderão usar imóvel funcional se o imóvel já for de propriedade da administração pública em janeiro de 2018 e se o magistrado (ou procurador) e respectivo cônjuge não possuírem imóvel na localidade ou em sua região metropolitana ou, ainda, em local com distância de até 100 quilômetros do local de lotação do servidor.

seta para linkVote você também se é a favor ou contra o fim do auxílio moradia.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.