Xandy Negrão morre aos 70 anos; veja legado que pecuarista deixa em Goiás

Piloto, empresário e pecuarista foi quatro vezes vice-campeão da Stock Car e parte de uma família de pilotos; confira o legado de pecuarista que ele deixa em Goiás

Morreu nesta quarta-feira (24) o piloto, empresário e pecuarista Alexandre Negrão, o Xandy Negrão, após batalha contra um câncer. Ele tinha 70 anos e será cremado ainda hoje em Campinas, cidade em que residia. A informação foi confirmada pela Stock Car, categoria na qual o piloto teve sucesso.

Como piloto, Xandy teve grande destaque na Stock Car, conquistando quatro vice-campeonatos, em 1995, 1996,1997 e 1999, fazendo parte da maior categoria do automobilismo brasileiro por 20 anos, de 1983 a 2003, com 117 corridas, 21 vitórias, 59 pódios e 23 poles.

O lado empresarial de Negrão também foi de grande sucesso, como fundador do laboratório Medley, o maior do segmento de genéricos por muitos anos. Atualmente, ele focava seus negócios como criador de gado em Goiás.

Foto Divulgação

Negrão partiu e deixará aos herdeiros um dos um dos maiores confinamentos de gado de corte do Brasil, a Fazenda Conforto, em Nova Crixás. O projeto bem-sucedido engorda mais de 100 mil bovinos todos os anos.

Do confinamento, com capacidade estática de 62 mil bovinos, os números mostraram que em 2022 a agropecuária, em mais dois giros, abateu cerca de 130 mil animais entre nelore e anelorados. Em 2021 foram 120 mil bovinos vendidos aos frigoríficos. Para alimentar esse gado todo, a fazenda precisa funcionar como um relógio suíço para produzir 165 mil toneladas de matéria seca (no jargão técnico é a quantidade total de alimentos, sem contar a sua umidade).

Nasceu em 1996 com atividades de recria e engorda de bois. Na busca por uma alta performance no negócio, no ano de 2006, com o crescimento da demanda, teve início o sistema de confinamento da Fazenda Conforto. A Fazenda já abateu – ao longo da sua história – mais de 1 milhão de bois em 17 anos de operação. Em outras palavras, ela produziu carne suficiente para alimentar 6,5 milhões de pessoas durante 1 ano! Comendo carne todo dia!!!

Com uma área de 12.042 hectares, a Conforto, conta com 1.483 hectares de área irrigada – equivalente aos 12 pivôs -, 4.430 hectares de área modulada, um confinamento com capacidade estática de 46.000 animais além de manter preservada seus 2.408 hectares de Reserva Legal. Números impressionantes!

A área de pastagem intensiva ultrapassa 6.000 hectares, os índices produtivos também são bastante expressivos: mais de 90 mil cabeças terminadas em confinamento e produtividade de aproximadamente 100@/ha/ano.

agro_Conforto_Confinanamento_2fev22_Divulgacao
Foto: Divulgação

Hoje são referência na gestão do agronegócio brasileiro. Recebemos a premiação de maior confinamento do Brasil pela Assocon (Associação Nacional dos Confinadores) em 2011. Nosso crescimento e reconhecimentos são resultados de um trabalho transparente, que respeita o meio ambiente, colaboradores, parceiros, fornecedores e clientes.

“Somos uma fábrica de fazer carne que trabalha 365 dias por ano”, disse Xandy em uma das inúmeras entrevistas que deu sobre o projeto pecuário, o empresário também já foi o dono do laboratório farmacêutico Medley, vendido para a Sanofi por R$ 1,5 bilhão, em 2009.

A Conforto foi pioneira no Brasil na adoção da tecnologia de floculação em confinamento para bovinos, com isso, as maiores vantagens ficam por conta do melhor aproveitamento de grãos, melhoria na digestibilidade e diminuição da emissão de CO2.

Xandy sempre teve uma preocupação muito grande com todas as variáveis que influenciavam a produtividade do projeto de pecuária, desde os colaboradores até a questão do meio ambiente. O aspecto de sustentabilidade que todo mundo prega hoje, foi – de modo visionário – implementado por Xandy há muito tempo.

O Brasil e a agropecuária perdem um grande ser humano, nossas condolências aos familiares.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM