Youtuber vegana enfureceu fãs ao comer peixe

Yovana Mendoza Ayres, conhecida como Rawvana, decepcionou milhões de fãs que a seguiam nas redes sociais; ela pediu desculpas e disse que comeu peixe e ovo porque está com problemas de saúde.

Bastaram poucos segundos e um peixe para levar ao chão a imagem que Yovana Mendoza Ayres levou anos para construir junto aos milhões de seguidores que ela atraiu nas redes sociais. Nas redes, Yovana é Rawvana e se transformou em ídola de crudiveganos ao compartilhar, desde 2013, seu estilo de vida e sua alimentação sem produtos de origem animal e à base de alimentos crus.

Moradora de San Diego, na Califórnia (EUA), ela compartilhava vídeos em inglês e em espanhol e fotos com receitas elaboradas com produtos crus, tratamentos de desintoxicação e conselhos de beleza veganos.

Magra e saudável, Rawvana passou a atrair uma legião de admiradores. Contava com mais de três milhões de seguidores, muitos deles fanáticos, se somadas suas contas no YouTube e no Instagram. Patrocinadores passaram a financiar parte do conteúdo produzido por Rawvana, que aparecia cercada de frutas, verduras e legumes suculentos, cenários dos sonhos para veganos.

Rawvana tinha uma imagem quase perfeita. Mas um aparente deslize de uma amiga e dela própria, durante uma viagem a Bali, na Indonésia, levou a credibilidade de Rawvana ao chão. Paula Galindo, uma colombiana especialista em assuntos de beleza e conhecida como Pautips, expôs Rawvana ao publicar no Instagram um vídeo em que a vegana está prestes a comer.

O problema? Havia um filé de peixe no prato.

A imagem viralizou. Dias depois, Rawvana gravou um vídeo pedindo desculpas. “Sinto muito pela maneira como descobriram sobre a minha recente mudança de dieta. Comecei a incluir alimentos por causa das minhas condições de saúde”, diz a jovem, com uma expressão triste e voz às vezes agitada.

Rawvana explica que passou os últimos anos doente. Sofre com anemia e seu intestino estava repleto de bactérias. Chegou a ter o ciclo menstrual comprometido.Ela contou que começou a consumir ovos e peixes por prescrição médica. “Não tinha compartilhado antes porque precisava de tempo para me curar, para me sentir bem, e aí contar para vocês.” Ela disse que há três anos passou a comer alguns produtos cozidos, algo incompatível com o estilo de vida crudivegano que pregava.

Entre os milhares de comentários gerados pelo vídeo em que aparece prestes a comer um peixe, também estão o de pessoas que alertam para o perigo de seguir conselhos de nutrição de uma pessoa que não é profissional e que promovia práticas equivocadas como jejum de água por 25 dias.

“Os youtubers não são médicos”, escreveu uma usuária do Twitter, dizendo que também ficou doente ao seguir os conselhos de Rawvana. Houve até uma petição online lançada para recolher assinaturas de apoio ao pedido pelo fim do canal da vegana no YouTube “por ser fraudulento e não informar bem sobre o veganismo”.

Tome cuidado, quando um grupo de alimentos é eliminado, neste caso de forma muito ampla, uma vez que são descartados todos os alimentos de origem animal, há uma série de nutrientes que são muito difíceis de se obter comendo apenas verduras.

Adaptado de BBC

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM