24 de Maio, Dia Nacional do Café: Bebida símbolo do Brasil

24 de Maio, Dia Nacional do Café: Bebida símbolo do Brasil

PARTILHAR
cafe-do-brasil
Foto: Divulgação

Café é segunda bebida mais consumida entre brasileiros, levantamento sugere, ainda, que o brasileiro consome, em média, 3 a 4 xícaras de café por dia.

Dia 24 de maio é comemorado o dia nacional do café. Um dos hábitos mais antigos da humanidade, o café é consumido em praticamente todo o mundo. São milhares de xícaras por dia que ajudam a despertar, que dão energia e aproximam as pessoas. O café é uma planta originária do continente africano, das regiões altas da Etiópia (Cafa e Enária), onde ocorre espontaneamente como planta de sub-bosque. A região de Cafa pode ser a responsável pelo nome café. Segundo uma das “lendas” da descoberta do cafeeiro, um pastor etíope foi quem percebeu que algumas de suas cabras mudaram seu comportamento após fazer uso de folhas da planta de café em sua alimentação, influenciando no comportamento de monges que o observaram.

O café é a segunda bebida mais consumida entre os brasileiros, ficando atrás somente da água. A constatação faz parte de pesquisa inédita, encomendado pela Jacobs Douwe Egberts (JDE), empresa detentora das marcas Pilão e L’OR, em parceria com a Aocubo Pesquisa. O levantamento sugere, ainda, que o brasileiro consome, em média, 3 a 4 xícaras de café por dia.

Em relação ao tipo do café, cerca de 79% dos consumidores afirmam tomar torrado e moído com maior frequência, mas outros segmentos também despontam entre a preferência dos brasileiros, como cappuccinos, expresso e solúvel, informa a empresa, em comunicado. A pesquisa revela que o café tem uma penetração extremamente alta no Brasil: 98% dos lares consomem café. Pode-se dizer que é uma das poucas categorias cujo consumo reflete o perfil da população brasileira.

Também é possível dividir o consumo da categoria em dois momentos: o início da relação com o café, entre 18 e 35 anos, onde o consumo é mais moderado, até o consumo mais intenso, a partir dos 40 anos.

Minas Gerais responde por 54% do total produzido no Brasil

Confira outros dados importantes:

  • Se Minas fosse um país, seria o maior produtor mundial de café;
  • Uma em cada cinco xícaras de café consumidas no mundo sai de Minas Gerais;
  • O grão é cultivado em 607 dos 853 municípios do Estado, sendo a principal atividade econômica em 340;
  • Mais de quatro milhões de mineiros dependem, direta ou indiretamente, da cafeicultura para seu sustento, o que mostra sua importância não apenas econômica, mas também social;
  • O estado produz 20% de todo o café do mundo;
  • A produtividade mineira em 2018 foi de 33,08 sacas por hectare (incremento de 32,7%);
  • Em 2018, Minas exportou 83,5% dos cafés produzidos, predominantemente café verde cru. Movimentou naquele ano cerca de US$ 3,5 bilhões com negociações internacionais. Principais mercados: Alemanha (20,9%), EUA (17,7%) e Itália (12,3%).

A conclusão que se tem com o estudo é que é inegável a importância cultural do café entre os brasileiros. É uma bebida de papel social imprescindível em interações sociais, como visitas, encontros e reuniões de trabalho. Tudo gira em torno de uma xícara de café.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com