Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

27,5 mil bois são embarcados para Turquia em Santos

Megaoperação no Porto de Santos embarca 27,5 mil bois para a Turquia, após mais de 20 anos, porto volta a exportar animais vivos

SÃO PAULO – Para quem está acostumado com os embarques de contêineres com açúcar, grãos e produtos industrializados, o cenário no Porto de Santos nesta semana é bem diferente: um navio boiadeiro está estacionado no local desde quinta-feira, 30, em uma megaoperação para embarcar 27,5 mil bois para a Turquia. É a primeira operação de exportação de cargas vivas desde 1996 no porto.

Os animais pertencem ao Minerva Foods, um dos maiores frigoríficos da América Latina e o pioneiro em exportar gado vivo. Desde que começou, em 2003, a companhia já embarcou 2,5 milhões de bovinos vivos. Segundo a empresa, a operação está sendo realizada em Santos porque o porto está mais próxima de onde há rebanhos com as características buscadas pelos compradores turcos.

https://www.youtube.com/watch?v=rJtIKBXVHbs

Para o transporte, os bovinos chegam em caminhões que estacionam perto do navio e, então, um corredor metálico é instalado ligando o veículo à embarcação. Por ali passam os animais.

embarque-gado-porto-de-santos-fiscalizacao
Animais vivos têm como destino a Turquia; navio foi é adaptado para receber os animais. Foto: Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)/Reprodução

O navio que recebe os bovinos tem 201 metros de comprimento, 32 metros de largura e quase 47 mil toneladas. É a maior embarcação do mundo para transporte de animais vivos, de acordo com o site especializado Marine Traffic.

Leia também

O procedimento ocorre no terminal Ecoporto, no cais do Saboó, e deve ser finalizado na segunda-feira, 3. A operação é acompanhada por técnicos da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Receita Federal e da Vigilância Agropecuária (Vigiagro).

Adaptado do  O Estado de S.Paulo

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM