A energia solar é uma opção para sua fazenda? Veja agora

A energia solar é uma opção para sua fazenda? Veja agora

PARTILHAR

A energia solar se enquadra na categoria de energia renovável e seu crescimento disparou nas últimas décadas devido aos menores custos!

Você já se perguntou se sua fazenda seria candidata à energia solar? Se você tem um telhado robusto ou um espaço aberto nas proximidades, é provável que sim. De acordo com a Administração de Informação de Energia dos EUA, energia renovável é definida como energia derivada de fontes que são naturalmente reabastecedoras.

A energia solar se enquadra na categoria de energia renovável e seu crescimento disparou nas últimas décadas devido aos menores custos de instalação e à demanda do consumidor por energia mais sustentável. 

Durante a Conferência Profissional de Produtores de Leite de Wisconsin 2021, Adam Wehling, Reitor de Agricultura, Energia e Transporte do Chippewa Valley Technical College, falou sobre como incorporar facilmente um sistema de energia solar em sua operação agrícola.

De acordo com Wehling, esses sistemas podem ser facilmente integrados em suas instalações existentes, podem melhorar a eficiência dos sistemas que você tem atualmente e podem reduzir seu custo geral de energia.

Fatores a considerar 

A energia solar é o rei da energia renovável no momento. A eficiência desses sistemas aumentou e há muito mais produção e tecnologia do que há anos. Se o seu objetivo é ser visto como uma fazenda mais ecologicamente correta, colocar sistemas de energia renovável pode ser muito atraente visualmente para sua comunidade. 

No entanto, antes de instalar um desses sistemas em sua operação, há algumas coisas a considerar: 

Medição 

A primeira coisa que você deseja fazer é verificar com sua empresa de medição para ver que tipo de medição líquida você possui. De acordo com Wehling, a medição líquida é essencialmente um “banco de energia”.

Se você produzir mais energia do que pode usar em um mês, a energia irá para o “banco” que pode então ser armazenada por um período de tempo. Isso permite que você acumule quilowatts durante os meses de alta produção e utilize esses quilowatts durante os meses de baixa produção. Idealmente, os produtores deveriam tentar obter um contrato de medição líquida de 6 a 12 meses com sua empresa de energia. 

Grid Tied ou operação a bateria 

A menos que você queira estar “fora da rede”, não há realmente nenhuma razão para se tornar um operador a bateria, diz Wehling. Simplesmente não é tão econômico. Em vez disso, ele recomenda um sistema vinculado à rede (Grid Tied).

Este sistema permite que o excesso de energia flua para a rede, permite que você retire da rede quando necessário e garante que você ainda seja capaz de acessar a energia se por algum motivo o sistema solar cair.

Dimensionando o sistema 

Quando se trata de dimensionar seu sistema solar, Wehling recomenda trabalhar com sua empresa de energia para entender o quão grande seu sistema de energia precisa ser. “Como produtor agrícola, você pode ter a oportunidade de ir além dos sistemas residenciais”, diz Wehling.

“No entanto, você ainda vai querer verificar qual será seu limite de energia.” Antes de tomar qualquer decisão, é importante fazer sua lição de casa antes de se comprometer com um tamanho. 

Você deve dimensionar seu sistema não maior do que seu uso anual de energia. Pegue suas contas de energia anteriores, some todos os quilowatts que você está usando e, então, quando estiver falando com um empreiteiro solar, diga a eles qual é esse número. Além disso, se você tiver uma média de três anos de uso de quilowatts, certifique-se de compartilhar essas informações com o seu contratante. Isso pode ajudar na tomada de decisões sobre se será necessário expandir no futuro. 

Localização 

Quando você estiver determinando onde deseja colocar seus painéis, o telhado é um ótimo local se o telhado foi projetado para suportar a carga extra. Você vai querer verificar com seu engenheiro ou quem projetou sua estrutura para ver qual é a classificação de carga de peso em seu telhado. 

Outra coisa a se considerar é a quantidade de sombra que seu sistema solar receberá. Se você tiver árvores de sombra ou estruturas mais altas nas proximidades, isso pode impedir sua produção solar. Ambientes empoeirados também afetam a eficiência solar. Se o telhado não for uma opção, você poderá usar um sistema de montagem no solo. No entanto, se você decidir utilizar um sistema de montagem no solo, é provável que a estrutura permaneça lá por um longo período de tempo.

energia solar será taxada

Portanto, é importante levar em consideração como será o projeto de sua instalação no futuro e se essa estrutura estará no caminho. Além disso, você não quer colocar os sistemas montados no solo muito longe, porque você terá que abrir valas para o seu medidor, o que pode se tornar caro. 

Custo e retorno 

A maioria dos sistemas solares são projetados para durar de 20 a 30 anos e se pagarão em 10 a 15 anos, dependendo do sistema. Uma coisa a se ter em mente, entretanto, é a quantidade de incentivos e reduções de impostos oferecidos junto com esses sistemas. Esses programas, acompanhados de subsídios, depreciação e descontos, ajudarão a reduzir o custo do sistema. 

* Baseado no artigo Is Solar Energy an Option for Your Farm?, de Taylor Leach.

Fonte: Milk Point

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com