A programação fetal em bovinos leiteiros

PARTILHAR
vacas-leiteiras-comendo-volumoso
Foto: dairyherd.com

O tema, ainda recente nas ciências agrárias, já havia despertado o interesse por estudiosos da medicina humana após a segunda guerra mundial. 

programação fetal em bovinos leiteiros tem sido um assunto muito discutido entre pesquisadores da área e é de grande importância para o desenvolvimento da pecuária leiteira. O tema, ainda recente nas ciências agrárias, já havia despertado o interesse por estudiosos da medicina humana após a segunda guerra mundial. 

Dr. Backer e equipe, desenvolveram estudos avaliando filhos de mulheres que passaram por restrição alimentar durante a guerra e perceberam que esses indivíduos desenvolveram mecanismos fisiológicos para se adaptarem à situação de subnutrição materna, mecanismos que influenciaram esses mesmos indivíduos ao longo de toda a vida. 

A partir de então o assunto atraiu os olhares de pesquisadores da medicina veterinária e deu-se início a grandes descobertas acerca da nutrição animal e as consequências para a futura bezerra. Muitos fatores foram avaliados e resultados interessantes foram encontrados. Como por exemplo:

  • Impacto da subnutrição na vida reprodutiva da futura novilha; 
  • Impacto do tratamento de doenças durante a gestação e a saúde da futura bezerra; 
  • Impacto do ganho médio diário (GMD) na fase de cria e a produção de leite futura; 
  • Impacto da nutrição durante a gestação na lactação da futura vaca; 
  • Estratégias nutricionais que visam minimizar estes problemas;
  • E muitos outros resultados que correlacionam a nutrição materna e o desenvolvimento da cria. 
Fonte: MilkPoint

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com