A utilização de homeopáticos em prol da produtividade animal

A utilização de homeopáticos em prol da produtividade animal

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Utilização de homeopáticos vem crescendo em todo o Brasil; auxiliam uma melhor remuneração do produto final, em relação a melhora de sua qualidade

A homeopatia pode ser esclarecida como um método de tratamento terapêutico em que se utiliza pequenas doses de certas substancias, diluídas em pequenas quantidades, que quando em doses elevadas seriam capazes de desencadear doenças em indivíduos sadios.

Tem se tornado cada vez mais comum a utilização de produtos homeopáticos em meio a produção animal para auxiliar em aspectos como o bem-estar dos animais, na diminuição do estresse, no controle de mastite, na eliminação parasitária, no aumento da fertilidade, combate a doenças intestinais, sodomia, entre outros. E a utilização destes produtos se popularizaram em meio a produção animal devido fatores como sua aplicabilidade menos aversiva, podendo ser fornecido diretamente ao cocho para os animais e aos bons resultados terapêuticos alcançados.

O Brasil possui um dos maiores rebanhos do mundo, onde muitas vezes os animais são criados em contato quase que restrito aos humanos, o que acaba ocasionado antipatia aos mesmos quando necessário a realização de certos manejos. Aspectos como temperamento, comportamento, sanidade e nutrição animal podem apresentar grandes influências rentáveis em relação a eficiência produtiva dos rebanhos, podendo resultar em perdas econômicas decorrentes da mortalidade de bezerros, do baixo desempenho durante o crescimento, diminuição da produção leite e baixas taxas reprodutivas. Podendo ainda gerar acidentes com animais e trabalhadores, danos nas instalações, equipamentos e gerar maior necessidade de mão-de-obra.

Desta forma o conhecimento sobre estes aspectos na produção animal se demonstram de grande relevância, pôs apenas por meio do conhecimento destas influencias sobre os animais, se tornou possível identificar com precisão a relação comportamental dos animais referente ao ambiente onde vivem e as influências de manejo que irão agir sobre os mesmos, para assim poder lhes oferecer melhores condições de criação.

Existem várias evidencias de que um manejo de má qualidade influencia negativamente a qualidade dos produtos de origem animal. Portanto é de fundamental importância detectar estes agentes alteradores que influenciam os animais e tentar minimiza-los, com o objetivo de facilitar o manejo, garantir maior qualidade do produto final oferecido ao mercado consumidor e garantir uma maior lucratividade ao produtor, além de proporcionar um bem-estar maior na vida do animal.

Desta forma unindo o conhecimento relacionado ao manejo e o conhecimento relacionado a homeopatia, foi possível realizar diversas descobertas em relação a utilização de produtos homeopáticos em benefício da produção animal. Uma vez que a utilização de homeopáticos vem crescendo consideravelmente em todo o brasil, por parte dos produtores, que vem utilizando cada vez mais esses produtos, por possuírem um valor econômico acessível e por auxiliarem a garantir uma melhor remuneração do produto final, em relação a melhora de sua qualidade.

Para fazer o download do artigo, clique aqui.

Larissa Christyna de Paula; Taize Lorrayne Silva Santos e Kátia Cylene Guimarães

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.