Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

A valiosa contribuição das abelhas para o cultivo do algodão

As abelhas podem contribuir substancialmente para o aumento da produtividade do algodoeiro, além de beneficiar a qualidade e quantidade de fibras.

Embora o algodão seja uma planta autógama e não dependa de polinizadores para sua reprodução, as abelhas podem contribuir substancialmente para o aumento da produtividade do algodoeiro, além de beneficiar a qualidade e quantidade de fibras e a formação de sementes.

Estudos apontam que o aumento da produtividade da cultura por interferência das abelhas pode chegar a 20%. Isso acontece porque as flores de algodão são extremamente atrativas para estes insetos, já que apresentam tamanho grande, presença de nec­tários florais e extraflorais e abundante disponibilidade de pólen.

Os benefícios para o algodoeiro são ainda maiores quando há diversidade de espécies de abelhas no entorno da cultura já que com tamanhos e comportamentos diferentes, as espécies atuam em ação complementar. A presença destes insetos em cultivos de algodão é mais frequente em áreas próximas à vegetação nativa, o que enfatiza a importância da dis­ponibilidade de ofertas de recursos florais variados.

Para usufruir dos benefícios das abelhas na lavoura, é de extrema importância que o agricultor adote práticas que favoreçam a presença de polinizadores nos sistemas de plantio de algodoeiro, como a manutenção de vegetação na­tiva próxima aos plantios, a manutenção de um canal de comunicação com criadores de abelhas para pre­venir a ocorrência de danos provocados por defensivos agrícolas às atividades das abelhas; consultar as recomendações que constam em bula do defensivo agrícola para uma aplicação segura e realizar treinamentos frequentes para aplicadores de defensivos sobre o uso correto e seguro dos produtos .

Outra ação que pode auxiliar o produtor na conservação das abelhas é buscar conhecer mais sobre os polinizadores, as principais espécies e saber diferenciá-las dos demais insetos que representam prejuízos ao cultivo. Para levar informação e conhecimento aos produtores e profissionais do campo, a IHARA disponibiliza um manual sobre a polinização em diferentes culturas. No portal IHARA você pode se informar, baixar o e-book gratuito e conhecer mais sobre o projeto Conviver.

*Por Gabriela Botelho, engenheira agrônoma, mestre Fitotecnia. Consultora de Stewardship da IHARA

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM