Estimativa aponta 775 mil cabeças a menos em setembro frente a 2025; queda de 31,5% no abate de fêmeas sob inspeção federal reforça sinais de mudança no ciclo pecuário.
O Brasil registrou uma forte redução no abate de bovinos em setembro, em um movimento que evidencia a menor disponibilidade de animais terminados e aumenta o desafio dos frigoríficos para preencher suas escalas. Segundo estimativa da Safras & Mercado, foram abatidas 2,96 milhões de cabeças, uma queda de 20,8% em relação ao mesmo mês de 2025. Pela tabela da consultoria, a diferença corresponde a aproximadamente 775 mil animais a menos em um único mês.
Segundo Fernando Iglesias, analista da Safras & Mercado, a redução de 31,5% no abate de fêmeas sob inspeção federal reforça o processo de retenção de matrizes após anos de descarte mais expressivo e sinaliza uma mudança mais clara no ciclo pecuário. Para o pecuarista, o cenário pode favorecer a sustentação da arroba, mas também exige atenção ao custo da reposição e à margem efetiva de cada operação.
Setembro aprofunda queda e confirma trimestre de oferta mais curta
O levantamento, atualizado em 6 de outubro, estima que o abate total passou de 3,73 milhões de cabeças em setembro de 2025 para 2,96 milhões em setembro de 2026. Na comparação com agosto deste ano, quando foram estimados 3,10 milhões de animais, a redução foi de aproximadamente 4,7%.
A retração não está concentrada em um único mês. Os números mostram quedas expressivas durante todo o terceiro trimestre:

Somados, julho, agosto e setembro chegaram a 9,14 milhões de cabeças em 2026, contra 11,14 milhões no mesmo trimestre do ano passado. O cálculo a partir da tabela indica uma queda de 18%, equivalente a aproximadamente 2 milhões de bovinos a menos.
A intensidade desse recuo contrasta com o comportamento de alguns meses do primeiro semestre, quando o levantamento ainda apontava crescimento anual, como em março e junho. A partir de julho, a retração tornou-se mais acentuada e persistente.
Frigoríficos enfrentam menor disponibilidade de animais terminados
A Safras & Mercado atribui o movimento à combinação entre menor disponibilidade de gado terminado e aumento da ociosidade industrial.
“Parte das plantas segue trabalhando de forma mais estratégica na composição das escalas, em um ambiente de oferta mais curta”, afirma a consultoria no relatório.
Na prática, a indústria precisa ajustar suas compras à quantidade de animais efetivamente disponível. Quando há menos lotes prontos, preencher a programação de abate pode exigir maior esforço de negociação, mudanças no ritmo de operação e revisão das condições oferecidas aos fornecedores.
Esse ambiente tende a dar sustentação às negociações no mercado físico. Entretanto, a redução dos abates, isoladamente, não determina quanto a arroba vai subir. A capacidade de pagamento dos frigoríficos também depende da receita obtida com a carne, do escoamento da produção e dos custos industriais.
Abate de fêmeas cai mais e reforça mudança no ciclo pecuário
O indicador mais expressivo do relatório está no abate de fêmeas sob o Serviço de Inspeção Federal, o SIF.
Em setembro, foram registradas 663.061 cabeças, frente a 967.768 no mesmo mês de 2025, conforme a tabela da consultoria. A diferença supera 304 mil animais, com retração de 31,5%.
No acumulado de janeiro a setembro, o abate de fêmeas caiu de 9,39 milhões para 8,10 milhões de cabeças, uma redução de 13,8%.
A consultoria interpreta esse comportamento como um reforço do “processo de retenção após vários anos de descarte mais expressivo”.
A leitura é relevante porque as fêmeas desempenham dois papéis na cadeia: podem compor a oferta imediata para abate ou permanecer no rebanho para reprodução. Quando o produtor aumenta a retenção de matrizes, menos animais dessa categoria chegam aos frigoríficos no curto prazo.
A recomposição da oferta, por sua vez, depende de tempo. Entre reprodução, nascimento, recria e terminação, existe um intervalo que impede uma resposta imediata da produção.
Os números de fêmeas abrangem apenas estabelecimentos com inspeção federal, enquanto o total de bovinos inclui também inspeções estaduais e municipais. Portanto, as duas séries não devem ser usadas diretamente para calcular a participação das fêmeas no abate nacional.

Arroba sustentada não garante lucro em todas as fazendas
Para quem tem animais terminados disponíveis, a oferta mais curta pode melhorar as condições de negociação. O efeito, porém, varia conforme a região, a necessidade de compra dos frigoríficos e as características dos lotes.
Na cria, a retenção de matrizes pode sinalizar uma aposta na produção futura de bezerros. Essa decisão precisa considerar a capacidade de suporte das pastagens, o desempenho reprodutivo e o custo de manter as fêmeas na propriedade.
Já para recriadores e terminadores, uma eventual valorização da reposição pode absorver parte do benefício obtido na venda do boi gordo. A margem depende da diferença entre o custo de produzir o animal e a receita de comercialização, e não apenas do preço final da arroba.
O relatório de setembro fortalece a leitura de uma mudança no ciclo pecuário: há menos bovinos chegando ao abate e uma retração mais intensa entre as fêmeas. Para o produtor, o ponto central é transformar esse cenário em decisões de venda, reposição e manejo compatíveis com o caixa e a estrutura da fazenda.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.