ExpoGenética 2019: Abertura oficial é nesta segunda

ExpoGenética 2019: Abertura oficial é nesta segunda

PARTILHAR
marca-PMGZ-expogenetica-abcz
Foto: ABCZ

Será aberta oficialmente nesta segunda-feira (19), no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), a 12ª ExpoGenética.

A solenidade que deve reunir dezenas de autoridades políticas e lideranças do setor acontece às 8h no Tatersal Rubico Carvalho. Logo após a cerimônia, haverá a inauguração da 2ª edição da ExpoMaq – Feira de Máquinas e Implementos Agrícolas.

Ainda na segunda-feira terá início a programação técnica que irá contar com uma série de palestras, mesas-redondas e importantes debates para o setor. A agenda se inicia as 09h30 com a palestra “Biotecnologia em Pastagem”, proferida por Éderson Santos, biólogo em agroindustria pela FAFRAN – Faculdade Francisco Maeda (Ituverava/SP), MBA em Marketing pela FGV e Especializalção em Administração. O tema será abordado no Tatersal Rubico Carvalho, no Parque Fernando Costa. No mesmo dia os visitantes terão a oportunidade de acompanhar a palestra “Biotecnologia em Genômica”, ministrada por “Thiago Biscegli, zootecnista pela UNESP e especialista em melhoramento.

As 15h acontece um dos pontos altos da programação da ExpoGenética: O lançamento do Sumário de Touros. Esta é a segunda edição do projeto desenvolvido de forma integrada pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), através do PMGZ, em parceria com a Embrapa, com o Geneplus, que, além das avaliações genômicas da raça Nelore, reúne a avaliação genética de animais Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Sindi e Tabapuã. O documento também engloba os avanços do Projeto Genômica. Em menos de dois anos de trabalho efetivo, o banco de dados da ABCZ já desponta entre os principais do mundo, em quantidade de avaliações. Até a primeira quinzena de maio, mais de 87.5 mil animais já estavam genotipados e a previsão é de que, até o fim deste ano, essa quantidade ultrapasse 100 mil.

O Sumário PMGZ/Geneplus será lançado no Tatersal Rubico de Carvalho. Antecedendo o lançamento, será realizada a mesa redonda “Entendendo a acurácia dos valores genéticos e genômicos nas avaliações atuais”, seguida de uma discussão com representantes dos programas de melhoramento genético e do público presente. “Este ano nós mudamos um pouquinho o formato, ao invés do lançamento clássico dos sumários dos diversos programas que participam conosco, nós elegemos o tema técnico acurácia, que será abordado durante uma palestra do professor da UFMG, Dr. Fábio Luiz Buranelo Toral. A ideia é levar para o usuário final da genética a interpretação da predição do valor genético (DEP), associada à acurácia, fator determinante na escolha adequada desta informação” diz Luiz Antonio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ.

A 12ª ExpoGenética acontece entre os dias 17 a 25 de agosto, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com