PARTILHAR

A 12ª Expogenética acontece em agosto e promoverá as raças de sangue zebu, confira alguns destaques da maior feira de genética zebu do mundo.

A Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) já está totalmente mobilizada para a realização da ExpoGenética deste ano, ela acontecerá entre as datas de 17 a 25 de agosto em Uberaba (MG). O intuito da associação é promover um fórum técnico e científico para orientar criadores, técnicos, estudantes e todos que tem interesse no uso das avaliações genéticas e outras tecnologias aplicáveis à seleção das raças zebuínas.

Os avanços genéticos das raças zebuínas serão debatidos durante a ExpoGenética 2019, exposição que reúne os principais programas de melhoramento genético do Brasil. Como já é tradição, o evento marca o lançamento dos Sumários de Touros das raças de corte zebuínas.

Criadores interessados em inscrever animais para a 12ª ExpoGenética precisam se apressar. A ABCZ anunciou recentemente que restam poucas vagas para a maior feira de animais avaliados do país. Pelo regulamento o prazo para inscrever os animais é até o dia 31 de julho, mas o período pode ser encerrado antes em virtude da lotação do Parque Fernando Costa.

Prêmio Matriz Cláudio Sabino Carvalho

Com o objetivo de destacar e valorizar as matrizes que apresentam o melhor histórico reprodutivo dos últimos anos, a programação da ExpoGenética, mais uma vez, irá contar com o ‘Prêmio Matriz Cláudio Sabino Carvalho’. Podem concorrer ao prêmio matrizes que apresentam altos índices de fertilidade, com boa idade ao primeiro parto e também intervalo entre partos igual ou inferior a 390 dias, aliados a avaliação genética positiva, com idade compreendida entre 5 e 10 anos na data base da ExpoGenética (19/08/19) e que tenham pelo menos quatro filhos portadores de RGN ou aptos a recebê-lo, oriundo de monta natural, monta controlada ou Inseminação Artificial. Detalhes, clique aqui.

Leilões na Expogenética

Mais uma temporada de bons negócios está confirmada para a ExpoGenética 2019, com uma grande agenda de eventos comerciais. Até agora (04/06), 12 leilões e um shopping de animais já estão confirmados. Em número de remates, a quantidade já é mesma do total do ano passado, faltando ainda mais de dois meses para a abertura oficial da feira. Dessa vez, a programação de remates já começa no primeiro dia da ExpoGenética, e a expectativa é de novamente registrar grande movimentação financeira. Confira a lista de leilões aqui.

Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens

Os restultados da 10ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens – PNAT 2019 serão divulgados durante a feira. Os animais classificados no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar participarão da ExpoGenética 2019, onde serão submetidos a análise e aprovação de criadores participantes do PMGZ, técnicos da área de ciências agrárias e técnicos da ABCZ. Os criadores participantes do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar (TDEA), também terão a oportunidade de ofertar os animais no Leilão TOUROS PNAT 2019.

Sucesso na programação do ano passado, o Leilão de Touros PNAT também se repete em 2019. O evento, que dessa vez acontece no dia 23 de agosto, é exclusivo para animais participantes do Programa de Avaliação de Touros Jovens- PNAT.

Concurso Leiteiro de Fazenda

A qualidade das matrizes zebuínas para a produção leiteira também será destaque durante a ExpoGenética, e os criadores interessados já podem efetivar a inscrição. O ‘6º Concurso Leiteiro de Fazenda’ entra na programação da maior feira de animais avaliados no país, submetendo todas as participantes a um regime alimentar mais próximo a realidade da pecuária nacional, comprovando a potencialidade dessas matrizes. Importante destacar que o prazo de inscrições segue até o dia 19 de julho, com a limitação de três animais por expositor e por raça. Confira os detalhes aqui.

A 12ª ExpoGenética acontece no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), entre os dias 17 e 25 de agosto de 2019.

Confira o regulamento completo da feira, clicando aqui.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.