Abrafrutas e Embrapa lançam uva com sabor de frutas vermelhas

PARTILHAR
Foto: Divulgação

Desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”, a BRS Melodia foi lançada originalmente para regiões de clima temperado.

Na próxima quarta-feira (20/10), a Embrapa e a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) promovem evento híbrido para o lançamento das recomendações de manejo da BRS Melodia, uva que possui como características principais a cor rosada, a ausência de sementes, a alta produtividade, e o sabor de frutas vermelhas.

O evento também contará com a palestra do presidente da Embrapa, Celso Moretti, que falará sobre a “Sustentabilidade e competitividade da Agricultura Braslieira”. Toda a cerimônia será transmitida ao vivo  pelo canal da Embrapa no Youtube, a partir das 19h, diretamente de Petrolina(PE), em um evento que, devido a pandemia, será restrito a convidados.

Desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético “Uvas do Brasil”, coordenado pela Embrapa Uva e Vinho, com a participação da Embrapa Semiárido, a BRS Melodia foi lançada originalmente para regiões de clima temperado, mas suas características chamaram a atenção do setor produtivo que, em parceria com a Embrapa validou o sistema de cultivo para a região tropical que está sendo lançado.

A BRS Melodia é “irmã” da cultivar BRS Vitória, sendo resultado da mesma linha de cruzamento. Além delas, o portfólio de uvas sem sementes da Embrapa para a região tropical conta com a BRS Isis, também conhecida no exterior como BRS Iris. As três cultivares podem ser cultivadas com poucas alterações no sistema de manejo, garantindo duas safras anuais, chegando à marca das 50 toneladas por hectare por ano. Para a Abrafrutas, a BRS Melodia e a BRS Vitória serão as grandes apostas da viticultura brasileira para manter e conquistar novos mercados no Brasil e no Exterior.

Fonte: Embrapa

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com