AgResource revisa safra de soja e de milho para cima

PARTILHAR
Foto: Madelyn Beck

Um dos destaques é o estado do Tocantins e Bahia que apresentam aproximadamente metade da área total plantada nesse período de 2021.

A AgResource Brasil, filial da empresa norte-americana AgResource Company, revisou as estimativas de produção de soja e de milho para o ciclo 22/23. As revisões vêm em linha com a melhor entendimento da área plantada em alguns estados. 

Para a soja, a AgResource Brasil estima que o plantio em 74,66% da área total, até o dia 18 de novembro. Os dados indicam um ritmo mais lento quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) indicava naquele ano 85,7%. 

Um dos destaques é o estado do Tocantins e Bahia que apresentam aproximadamente metade da área total plantada nesse período de 2021. A falta de chuvas na região é o principal fator para o ritmo mais lento de plantio.  

A produção da oleaginosa da safra 22/23 também foi elevada devido ao aumento de área semeada nos estados do Goiás, Minas Gerais, Pará e Tocantins. Com isso, a área total foi incrementada em 0,59% atingindo 43,31 milhões de hectares no Brasil. A produção deve seguir o aumento de área e totalizar 153,55 milhões de toneladas, elevação de 0,61% em relação ao número anterior e 22,30% maior que no ciclo 21/22. 

Estimativas AgResource

No milho, houve incremento na área em 2,23%, totalizando em 22,8 milhões de hectares. Os maiores ajustes ocorreram no centro-oeste do Brasil, com incremento de área nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A produtividade da primeira safra foi reduzida em alguns estados, porém, o aumento de área foi capaz de compensar as perdas produtivas, e trouxe um ligeiro aumento de produção de 127,23 para 127,68 milhões de toneladas.  

Fonte: AgResource

🚀 Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? ✅ 👉🏽 Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). 🚜🌱

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com