Agropecuária possui mais de 6,4 milhões de imóveis rurais

Segundo os dados do Serviço Florestal Brasileiro, o total 6.481.509 de cadastros é equivalente a uma área de mais de 616,3 milhões de hectares!

Segundo os dados do Serviço Florestal Brasileiro, o total 6.481.509 de cadastros segundo o CAR, até o fim de 2021, é equivalente a uma área de mais de 616,3 milhões de hectares. Os números refletem na grandiosidade do setor e da sua importância para a economia nacional. Além disso, mostra que o agro trabalha de forma sustentável.

As informações referem-se aos dados declarados no Cadastro Ambiental Rural (CAR), armazenados no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), considerando registros de CAR de imóveis rurais, de territórios tradicionais de povos e comunidades tradicionais e de assentamentos da reforma agrária, nas situações Ativo, Pendente e Suspenso.

Os dados foram divulgados em boletim do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). O documento também reúne os números por estado, conforme os registros realizados até 31 de dezembro de 2021 no Sistema Nacional do CAR (Sicar).

Importante esclarecer que esta metodologia difere da anteriormente adotada, que contabilizava, além dos registros de CAR, o quantitativo de famílias de Povos e Comunidades Tradicionais e beneficiários dos Assentamentos da Reforma Agrária.

Ainda segundo os dados avaliados, o estado da Bahia é o que possui maior número de estabelecimentos rurais cadastrados no CAR, com um total de 954.214 imóveis rurais. Em área, o líder em extensão, ficou com o estado do Mato Grosso, que soma um total de 82.121.586,37 ha.

O SICAR é gerido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e integra os dados de Cadastro Ambiental Rural (CAR) de todos os entes da federação. Para operacionalizar suas atribuições associadas ao CAR, utilizam diretamente a plataforma federal os Estados Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe, além do Distrito Federal. Já os Estados Acre, Pará, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo utilizam a plataforma federal, mas realizaram customizações no sistema para atender a peculiaridades locais.

colheita de soja brasileira na lavoura
Imagem Ilustrativa / Foto: Lucas Pavezi

Por fim, os Estados da Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Tocantins utilizam plataformas estaduais, cujos dados encontram-se integrados ao SICAR. Mais informações em: www.car.gov.br.

A análise dos dados declarados no CAR é fundamental para a implantação efetiva do Código Florestal Brasileiro, atribuição de competência das unidades federativas. O Serviço Florestal Brasileiro oferece suporte e desenvolve meios de dar celeridade ao processo, como órgão coordenador da política a nível nacional.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM