
A frente fria que chegou ao estado de São Paulo no fim da tarde da sexta-feira, 23 de agosto, ajuda a diminuir focos de fogo sobre o estado e também a limpar o ar e a assentar a poeira neste fim de semana.
Uma frente fria que atingiu o estado de São Paulo na sexta-feira, 23 de agosto, trouxe alívio para os focos de incêndio, além de melhorar a qualidade do ar e diminuir a poeira durante o final de semana, conforme informou o Clima Tempo.
No sábado, 24 de agosto, diversas áreas do interior paulista, como Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e Matão, registraram cenas impressionantes de grandes colunas de fogo e nuvens de poeira levantadas pelos ventos fortes.
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), nos primeiros 23 dias de agosto de 2024, foram registrados 3.175 focos de incêndio no estado de São Paulo, o maior número para o mês de agosto desde o início das medições em 1998.




No sábado, 24, a frente fria começou a provocar chuvas que, até a noite, avançavam em direção às regiões próximas a Minas Gerais e Rio de Janeiro. Essas chuvas também atingiram áreas com muitos focos de fogo, como o norte e noroeste de São Paulo. Embora não se possa garantir que as precipitações sejam suficientes para extinguir completamente os incêndios, elas certamente contribuirão para a redução dos focos.
Imagens dos radares meteorológicos em Bauru e Presidente Prudente, capturadas às 14h22 de 24 de agosto, mostram as áreas de chuva (indicadas pelas manchas coloridas).
Previsão de mais chuvas e frio para o domingo
A previsão do Clima Tempo indica que as chuvas continuarão neste domingo, 25 de agosto, com precipitações frequentes em muitas partes do estado, exceto no extremo norte de São Paulo, próximo à divisa com o Triângulo Mineiro.

Até a noite de domingo, há possibilidade de chuvas moderadas a fortes nas regiões centrais, nordeste e leste do estado, incluindo Bauru, São Carlos, Campinas, Grande São Paulo, Sorocaba, Vale do Paraíba e Mantiqueira. As temperaturas estão em queda em todo o estado.
Chuva e frio ajudam a reduzir focos de incêndio
A previsão é que a quantidade de focos de incêndio diminua até a segunda-feira, graças à queda acentuada das temperaturas provocada pela frente fria, o que ajudará a evitar novos focos nos próximos dias. No entanto, é possível que os focos de incêndio voltem a aumentar no final da próxima semana, já que não há previsão de chuvas pelo menos até a primeira quinzena de setembro, e as temperaturas devem subir rapidamente.
Com informações do Clima Tempo Para um dos maiores pecuaristas do Brasil, investir no Nelore e respeitar a natureza do gado garante eficiência, lucro e menos trabalho no manejo de corte Continue Reading Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu A taxa básica de juros da economia (Selic) vale para os próximos 45 dias, quando o Copom volta a se reunir. Continue Reading Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano Ex-deputado TH Joias é um dos investigados por intermediação de primatas e ligação com o Comando Vermelho. Continue Reading Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ Reconhecimento reforça compromisso da companhia com a Agenda 2030 da ONU e práticas ESG que geram impacto positivo em comunidades e no meio ambiente. O projeto que define o Estatuto do Produtor Rural, prevê concessão de assistência técnica e jurídica gratuita, proteção do patrimônio, revisão de contratos e fundo de crédito para pequenos agricultores. Continue Reading Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural O Grupo Sama, líder brasileiro e sul-americano de produção de mel orgânico, observa que a situação é semelhante à registrada no início de agosto. Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano
Polícia Civil desarticula maior quadrilha de tráfico de animais em operação no RJ
Pelo segundo ano consecutivo, GTF conquista Selo Ouro ODS da ONU e consolida sua liderança em sustentabilidade
Comissão da Agricultura da Câmara aprova Estatuto do produtor Rural
Demora na concretização de medidas de apoio contra o tarifaço geram insegurança junto a exportadores de mel do Piauí