
Previsão indica chuvas intensas, acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento, alagamentos e queda de granizo; Em áreas onde o solo já está saturado o risco de transtornos é maior. Veja a previsão
A temporada de chuvas intensas continua no Brasil, de acordo com a previsão. Diversas regiões do país, especialmente no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, estão sob alerta devido à possibilidade de precipitações significativas. Previsão indica chuvas, acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento, alagamentos e queda de granizo.
A chuva tem sido persistente em áreas do Norte e Nordeste do país, além de Mato Grosso e Goiás. Em Goiânia, por exemplo, entre os dias 1 e 5 abril, de acordo com o INMET, choveu 86.2 mm. Ou seja, em apenas 5 dias choveu mais do que costuma chover em todo o mês. A média Climatológica de abril em Goiânia é de 81 mm. E ao longo dos próximos dias a previsão é de que fortes pancadas de chuva continuem ocorrendo.
Previsão do tempo para os próximos dias
A previsão do Inmet indica um cenário desafiador para os próximos dias. Neste domingo (7), a nebulosidade e as chuvas marcaram presença em diversas áreas, abrangendo do norte de Goiás ao leste do Pará e à costa norte da região Nordeste.
Capitais como Palmas, Belém e Teresina devem receber chuvas ao longo do dia, com volumes consideráveis. Em Cuiabá, Goiânia e no Distrito Federal, as precipitações intensas estão previstas para a tarde.
Na segunda (08) e terça-feira (09) o cenário se repete. Em boa parte do Centro-Oeste, leste do Pará e no MATOPIBA as fortes pancadas de chuva devem continuar ocorrendo, permanecendo sob a influência de sistemas meteorológicos.
Os acumulados de chuva podem variar entre 50 e 200 mm em áreas do Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará e Mato Grosso, até o dia 10 de abril. Segundo o ClimaTempo, até quarta-feira, os acumulados de chuva mais expressivo podem variar entre 50 e 200 mm, fica concentrado no Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará e Mato Grosso. Veja o mapa abaixo:

Ainda segundo o ClimaTempo, em áreas onde o solo já está saturado o risco de transtornos é maior. Problemas como pontos de alagamentos e enchentes podem ser observados nessas regiões. Chove forte em um curto período de tempo.
Veja como fica o clima por região
Na Região Norte: grande parte da área terá acumulados de chuva previstos acima de 70 mm, principalmente nas áreas do Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Tocantins. Nas outras áreas, a previsão é de volumes de chuva inferiores a 50 mm.
Região Nordeste: a previsão é de chuva em forma de pancada, que pode ser localmente forte e superar os 80 mm no interior da região.
Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste: pancadas de chuva que podem ser localmente fortes e superar os 80 mm em grande parte da região. A chuva será mais intensa nos estados de Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Região Sul: no litoral leste da região, a previsão é de chuva maior que 50 mm, especialmente no Paraná e Santa Catarina. No Rio Grande do Sul, a previsão é de volumes menores.
IBGE: rebanho bovino é de 238,2 milhões de cabeças em 2024 e cai 0,2% ante 2023
O efetivo de cabeças de gado se mantém acima do número de habitantes no País. Em 2024, a população brasileira somava 212,6 milhões de pessoas.
Continue Reading IBGE: rebanho bovino é de 238,2 milhões de cabeças em 2024 e cai 0,2% ante 2023
Acordo Mercosul-EFTA é avanço para carne de frango, avalia ABPA
O entendimento prevê uma cota de 1 mil toneladas de carne de frango por ano, com tarifa zero, a ser redistribuída entre os países do Mercosul.
Continue Reading Acordo Mercosul-EFTA é avanço para carne de frango, avalia ABPA
Agricultores dos EUA enfrentam “calamidade financeira” sem ajuda extra em breve, dizem parlamentares republicanos
As discussões entre os parlamentares e o governo destacam os dilemas que os republicanos enfrentam entre a lealdade ao presidente e a representação dos eleitores.
IPPA sobe 2,8% em agosto; no ano, alta é de 15,2%
No cenário internacional, os preços dos alimentos convertidos em Reais recuaram 0,9%, reflexo da combinação de desvalorização do dólar frente ao Real.
Continue Reading IPPA sobe 2,8% em agosto; no ano, alta é de 15,2%
Receita oferece até 65% de descontos para regularização fiscal de produtores
Receita Federal lança novos editais de transação fiscal com condições especiais para produtores rurais e pequenas empresas; veja o que trazem os Editais de Transação 04/2025 e 05/2025
Continue Reading Receita oferece até 65% de descontos para regularização fiscal de produtores
JBS está preparada para provável virada do ciclo pecuário no Brasil, diz diretor
Nos últimos 24 meses houve um “aumento significativo” do desfrute do rebanho nacional, resultando em uma sobreoferta “muito grande”.
Continue Reading JBS está preparada para provável virada do ciclo pecuário no Brasil, diz diretor