Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?

Aplicadores ajudam a reduzir abcessos de vacinas

Dispositivos para aplicar medicamentos desenvolvidos na Nova Zelândia e que estão sendo comercializados no Brasil ajudam a reduzir a reação vacinal nos animais.

Abcessos causados por reações vacinais são uma preocupação que podem prejudicar a produtividade da atividade pecuária e essa questão ficou mais evidente após os recentes embargos dos EUA à carne bovina brasileira por essa razão.

Erros no manejo, falta de higiene e o tipo de equipamento utilizado para aplicar vacinas e medicamentos contribuem para acentuar esse problema. “Para a vacina contra febre aftosa, por exemplo, recomenda-se que a aplicação seja feita preferencialmente de forma subcutânea, por ser menos invasiva e com menos chances de reações indesejadas. Entretanto, quando isso não ocorre e a agulha ‘pica’ o músculo, o risco de dar reação é muito grande”, explica o médico veterinário Renato Rocha, gerente comercial da Simcro para a América Latina.

A empresa da Nova Zelândia é líder mundial no fornecimento de dispositivos de aplicação de medicamentos para a indústria veterinária, que recentemente passou a atuar no varejo brasileiro comercializando um inovador portfólio de pistolas, vacinadoras, aplicadores e acessórios desenvolvidos para facilitar o trabalho no campo, proporcionando mais precisão e segurança na aplicação dos produtos veterinários.

aplicadores-importados simcro
Foto: Divulgação

Um desses produtos, em especial, pode ser um grande aliado na redução dos abcessos causados por reação vacinal. Trata-se da seringa Accurus, que possui uma ponteira, a qual faz a prega subcutânea para garantir uma correta aplicação do medicamento no local certo, minimizando eventuais riscos de reações locais que podem comprometer a carcaça dos animais. “A Accurus foi desenvolvida justamente para fazer a prega subcutânea, garantindo que a dose seja administrada corretamente na região subcutânea, sendo menos invasiva ao animal.

Além disso, a ponteira protege a agulha, aumentando a sua vida útil e oferecendo mais segurança ao operador. Outro ponto importante é o benefício de carregamento automático, o qual, além de tornar mais ágil o manejo, não permite contaminação do produto que está dentro do frasco por não ser necessário perfurar com as agulhas para a recarga, como acontece durante o uso das pistolas convencionais.

aplicadores-simcro
Foto: Divulgação

Desde o início deste do ano esse produto está disponível em mais de 260 pontos de venda do Brasil, tanto para 12 ml com fluxo contínuo e 6 ml com frasco acoplado para vacinas e endectocidas”, destaca o médico veterinário Luciano Lobo, gerente comercial da Simcro para a América Latina. “O equipamento com essa característica, aliado à capacitação da equipe de aplicação, especialmente para que a vacina ou o medicamento sejam aplicados em um ângulo de 45 graus praticamente zeram a possibilidade de reação vacinal e, consequentemente, de causar abcesso nos animais”, complementa Renato Rocha.

Mais informações sobre os produtos podem ser obtidas pelo link, tecnologia foi desenvolvida pela empresa SIMCRO.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM