Após mais de um ano, preço do boi supera o da carne

Após mais de um ano, preço do boi supera o da carne

PARTILHAR
Foto: Confinamento Monte Alegre. (Reprodução: CompreRural)

Mercado do boi começa a sentir o efeito de melhoras no preço, segundo dados do Cepea.

Depois de mais de um ano com os preços da arroba da carne bovina (carcaça casada negociada no atacado da Grande São Paulo) acima dos valores da arroba do boi gordo (mercado paulista), nesta primeira quinzena de março, as médias do animal para abate voltaram a superar as da carne.

Na parcial deste mês (até o dia 14), a média da arroba do boi gordo está em R$ 145,41 e a da carne, em R$ 144,72, ou seja, com o animal superando em 69 centavos/arroba a proteína. Ainda que essa diferença seja mínima, trata-se de uma alteração do movimento.

Segundo pesquisadores do Cepea, a inversão da vantagem neste mês está atrelada à firmeza dos preços da arroba bovina (a média do Indicador do boi gordo ESALQ/BM&FBovespa supera em 0,22% a de fevereiro), enquanto os preços da carne estão enfraquecidos no atacado (a carcaça casada do boi se desvaloriza 1,7% neste mês frente a fevereiro).

No caso do boi, a ligeira elevação dos preços se deve à baixa oferta de animais. Já para a carne, agentes atacadistas consultados pelo Cepea alegam que a demanda está desaquecida, dificultando a manutenção dos maiores patamares de preços dos cortes, o que, inclusive, impediu valorizações mais expressivas da arroba.

Fonte: Cepea

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com