Aprosoja assina termo para transportar grãos pelo Canal do Panamá

Aprosoja assina termo para transportar grãos pelo Canal do Panamá

PARTILHAR
soja-com-o-rally-da-pecuaria
Foto: Giovane Rocha / Rally da Safra

Entidade espera ampliar negócios e reduzir custo para a utilização do canal no médio e longo prazos.

A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) assinou um acordo com o governo do Panamá para permitir o intercâmbio de informações de mercado e potencial de exportação de soja e milho pelo canal. O termo foi assinado durante o Panamá Brazilian Day, evento que reuniu representantes comerciais de diversos países da América Latina e governo local na capital panamenha. A ampliação dos negócios e a redução do custo para a utilização do canal no médio e longo prazos são alguns dos resultados esperados. 

De acordo com o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz Pereira, um dos objetivos do acordo é compartilhar informações de mercado e de potencial de produção e exportação de soja e milho brasileiros pelo canal.

Segundo ele, atualmente há muitos navios operando com grãos e isso torna o frete marítimo pelo Atlântico mais barato, embora este trajeto seja mais demorado do que pelo Canal do Panamá em direção à Ásia e Oriente Médio.

“O custo logístico para atravessar o canal acabou ficando mais caro. Se no futuro o custo logístico pelo Atlântico se equiparar com o custo de passar pelo Panamá, os navios certamente seguirão essa rota alternativa, chegando alguns dias antes ao seu destino”, afirmou.

Fonte: Canal Rural

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.