Aquisição de leite cru cai 2% no 2º trimestre de 2020

Aquisição de leite cru cai 2% no 2º trimestre de 2020

PARTILHAR

Aquisição de leite cru cai para 5,69 bilhões de litros no 2º trimestre de 2020, o valor divulgado, representa uma redução de 2% em relação a 2019!

aquisição de leite cru, feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária federal, estadual ou municipal, foi de 5,69 bilhões de litros no 2º trimestre de 2020. Os dados são da divulgação preliminar das Pesquisas Trimestrais do Abate de Animais, do Leite, do Couro e da Produção de Ovos de Galinha, divulgada nesta quinta-feira (13/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme o IBGE, o valor mostra uma redução de 2,9% em comparação ao 2º trimestre de 2019 e queda de 9,7% em comparação ao 1º trimestre de 2020.

Importações de leite ganham força com preços em alta no Brasil

O preço do leite UHT no mercado spot (comercialização entre empresas) subiu quase 4% em sete dias, passando de R$ 3,40 para R$ 3,53. O motivo da valorização é o crescimento do consumo de lácteos, apesar da pandemia da Covid-19.

De acordo com o pesquisador Glauco Carvalho, da Embrapa Gado de Leite, este ano está sendo bastante atípico para o setor leiteiro. Ele afirma que a combinação dos preços de derivados em alta e da matéria-prima, apesar do câmbio, tem dado competitividade às importações de leite em pó e queijo.

“A gente começou o ano com uma importação mais baixa. Se somarmos os sete primeiros meses de 2020, estamos cerca de 200 milhões de litros abaixo do mesmo período do ano passado. Mas julho foi mais forte, crescendo 27%; exportamos quase 100 milhões de litros. Agosto também está vindo forte”, diz.

Com informações do Canal Rural e Portal DBO

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com