Artesão mineiro cria esculturas de animais com argila

Artesão mineiro cria esculturas de animais com argila

PARTILHAR
antonio-artesao-passa-quatro-mg-12
Foto: Antonio Fernando Ribeiro

Além da argila, Antonio também utiliza ferramentas como arame e porcelana fria, para as partes mais frágeis, como chifres, caldas e orelhas.

Umas das principais características do artesanato em argila é a liberdade de atuação do artista. Nesse espaço, não há compromisso com limites e a imaginação corre solta. Para elaborar as esculturas, são utilizados vários materiais oriundos da flora e da fauna nativa, como o barro.

O Brasil possui uma produção artesanal bastante rica e diversificada, que varia de região para região. O Sudeste, em particular, é umas das importantes atrações turísticas.

Em Passa Quatro – MG, é possível enxergar de perto algumas obras. O artesão Antonio Fernando Ribeiro, que se diz um amante da arte artesanal em argila, é um dos representantes da arte que nas terras mineira já faz parte de sua cultura.

“Eu trabalho com isso há mais de 30 anos. As esculturas são feitas em argila. Todo o trabalho é manual e pode ser personalizado de acordo com as preferências do cliente. Enfim, eu trabalho mais com esculturas de animais e tudo que envolve o meio rural, pois por meio delas eu retrato a realidade de onde vivo” – diz Antonio.

Antonio Fernando Ribeiro
Antonio Fernando Ribeiro

O artesão chega a confeccionar uma peça em torno de 15 dias. Alem da argila, ele também utiliza ferramentas como arame e porcelana fria, para as partes mais frágeis, como chifres, caldas e orelhas.

Antonio conta que sente prazer no trabalho que realiza. “O que mais me faz sentir bem é ver a alegria estampada no rosto da pessoa que recebe sua encomenda e fica feliz, admirando meu trabalho. Isso não a preço que pague”.

Os interessados nas belas esculturas artesanais devem se dirigir ao atelier de Antonio Fernando Ribeiro, localizado na Estrada Rio Acima, n°47, bairro Tronqueiras, em Passa Quatro-MG, ou podem encomendar também pelo telefone (35) 98433-3157.

Por Jessica Lopes

PARTILHAR