Com grande repercussão, o nome já deu o que falar e ainda levanta grande dúvida entre as pessoas, por isso, veja agora o que é e como é produzido o Baby Beef!
Quantas vezes você já ouviu de terceiros que o Baby Beef é a carne retirada do bezerro? Muitos defensores dos direitos dos animais que pregam uma alimentação a base de vegetais, usam desse argumento para comover mais e mais pessoas e difamar a pecuária. Por mais sugestivo que seja o nome Baby Beef, ele não vem de um bezerro, pelo menos aqui na América Latina!
Sabe o coração (miolo) do alcatra? Isso mesmo, aquele que é vendido já cortado em medalhões altos? Então, foi no início do século XXI que ele recebeu o nome de “Baby Beef” e virou tendência dos estabelecimentos como um corte de carne bovina. Neste momento, tornou-se mais comum encontrar cortes de carne à venda denominados “Baby Beef”.
O Baby Beef é o nome dado a um dos cortes nobres retirados do miolo da alcatra, também chamado de coração ou centro da alcatra. Trata-se de uma peça pequena, que raramente ultrapassa 800 gramas. Vamos entender os detalhes!
Nos países de língua inglesa o Baby Beef tem outro significado, e é usado para definir carne de vitelos, bois extremamente jovens. Mas na América Latina, embora o nome seja sugestivo, o baby beef não deve ser confundido com vitela.
Existe uma confusão quando algumas pessoas associam aqui no Brasil o Baby Beef (corte retirado da alcatra) com a vitela (carne de gados jovens), algumas publicações de direitos dos animais fazem esta correlação erroneamente.
Características do corte
É uma carne macia, suculenta e considerada nobre por ser um corte protegido, com fibras pouco expostas a esforço e movimentação. Sendo assim, valorizado pela carne extremamente macia. No quesito marmoreiro, o corte é magro (baixo teor lipídico), quase sem gordura entremeada nas fibras, ideal para quem está fazendo dieta leve e equilibrada e não quer abrir mão de comer carnes saborosas.

- Pecuarista cria o próprio frigorífico e aposta em carnes premium – que segue crescendo – no Brasil
- China impõe cotas e tarifa de 55% para importação de carne bovina brasileira
- Ordenha automática chega às pequenas propriedades e revoluciona a pecuária leiteira
- Terras raras colocam o Brasil no centro da disputa global e reacendem dilema histórico
- Produção em dia, contas apertadas: por que o dinheiro não fecha no caixa
Algumas Curiosidades
- O baby beef é vizinho do bombom da alcatra (super valorizado também), sendo separados apenas por um nervo.
- A mesma região do boi é conhecida como corazón de cuadril (espanhol) e eye of rump (inglês).
- Trata-se de uma peça pequena, uma iguaria que raramente ultrapassa 800 gramas.
- É um prato tradicional de carne bovina, muito utilizado no Brasil, Argentina e Uruguai.
- Da região da alcatra, que fica na parte traseira do gado, também são obtidos outros cortes muito apreciados como a maminha e a picanha.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Pecuarista cria o próprio frigorífico e aposta em carnes premium – que segue crescendo – no Brasil
Da seleção genética no campo à verticalização da cadeia produtiva, trajetória de Valdomiro Poliselli Júnior mostra como a pecuária nacional passou a disputar espaço com as carnes mais valorizadas do mundo; Pecuarista cria o próprio frigorífico e aposta em carnes premium
China impõe cotas e tarifa de 55% para importação de carne bovina brasileira
China impõe cotas e tarifa extra à carne bovina importada e medidas de salvaguarda entram em vigor imediatamente, preveem tarifa adicional de 55% sobre volumes que excederem cotas por país e valem até o fim de 2028
Continue Reading China impõe cotas e tarifa de 55% para importação de carne bovina brasileira
Ordenha automática chega às pequenas propriedades e revoluciona a pecuária leiteira
Tecnologia antes restrita a grandes fazendas, a ordenha automática começa a se mostrar viável para pequenos produtores, com ganhos em eficiência, bem-estar animal e sustentabilidade
Continue Reading Ordenha automática chega às pequenas propriedades e revoluciona a pecuária leiteira
Terras raras colocam o Brasil no centro da disputa global e reacendem dilema histórico
Com reservas estratégicas de terras raras e interesse direto de potências como os Estados Unidos, o Brasil precisa decidir se seguirá como exportador de matéria-prima ou se investirá em refino e agregação de valor, um dilema histórico no país
Produção em dia, contas apertadas: por que o dinheiro não fecha no caixa
Diante desse cenário, é comum buscar explicações em fatores externos, como clima adverso, preços baixos, aumento dos custos de produção ou juros elevados. No entanto, eles não explicam completamente por que produtores submetidos às mesmas condições chegam ao fim do ano em situações tão diferentes.
Continue Reading Produção em dia, contas apertadas: por que o dinheiro não fecha no caixa
Como advogado do agro, eu afirmo: o produtor rural termina o ano pressionado e endividado
“Mais um ano chega ao fim, e uma coisa precisa ser dita com clareza: o agro não parou. Mesmo quando tudo apertou, foi o produtor rural que manteve o Brasil de pé”, ressalta Dr. Marco Paiva





