Com grande repercussão, o nome já deu o que falar e ainda levanta grande dúvida entre as pessoas, por isso, veja agora o que é e como é produzido o Baby Beef!
Quantas vezes você já ouviu de terceiros que o Baby Beef é a carne retirada do bezerro? Muitos defensores dos direitos dos animais que pregam uma alimentação a base de vegetais, usam desse argumento para comover mais e mais pessoas e difamar a pecuária. Por mais sugestivo que seja o nome Baby Beef, ele não vem de um bezerro, pelo menos aqui na América Latina!
Sabe o coração (miolo) do alcatra? Isso mesmo, aquele que é vendido já cortado em medalhões altos? Então, foi no início do século XXI que ele recebeu o nome de “Baby Beef” e virou tendência dos estabelecimentos como um corte de carne bovina. Neste momento, tornou-se mais comum encontrar cortes de carne à venda denominados “Baby Beef”.
O Baby Beef é o nome dado a um dos cortes nobres retirados do miolo da alcatra, também chamado de coração ou centro da alcatra. Trata-se de uma peça pequena, que raramente ultrapassa 800 gramas. Vamos entender os detalhes!
Nos países de língua inglesa o Baby Beef tem outro significado, e é usado para definir carne de vitelos, bois extremamente jovens. Mas na América Latina, embora o nome seja sugestivo, o baby beef não deve ser confundido com vitela.
Existe uma confusão quando algumas pessoas associam aqui no Brasil o Baby Beef (corte retirado da alcatra) com a vitela (carne de gados jovens), algumas publicações de direitos dos animais fazem esta correlação erroneamente.
Características do corte
É uma carne macia, suculenta e considerada nobre por ser um corte protegido, com fibras pouco expostas a esforço e movimentação. Sendo assim, valorizado pela carne extremamente macia. No quesito marmoreiro, o corte é magro (baixo teor lipídico), quase sem gordura entremeada nas fibras, ideal para quem está fazendo dieta leve e equilibrada e não quer abrir mão de comer carnes saborosas.

- Você conhece o skijoring? A adrenalina dos cowboys na neve; vídeo
- Shennong: Como um imperador da China antiga moldou a história do agro e salvou a humanidade
- Brasil acelera rumo ao novo modelo da proteína animal com autocontrole e modernização
- Pará aparece como maior emissor de metano ligado ao uso de lenha para cocção, diz IEMA
- Peixe de rio, tanque ou mar: afinal, o que muda no sabor?
Algumas Curiosidades
- O baby beef é vizinho do bombom da alcatra (super valorizado também), sendo separados apenas por um nervo.
- A mesma região do boi é conhecida como corazón de cuadril (espanhol) e eye of rump (inglês).
- Trata-se de uma peça pequena, uma iguaria que raramente ultrapassa 800 gramas.
- É um prato tradicional de carne bovina, muito utilizado no Brasil, Argentina e Uruguai.
- Da região da alcatra, que fica na parte traseira do gado, também são obtidos outros cortes muito apreciados como a maminha e a picanha.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Você conhece o skijoring? A adrenalina dos cowboys na neve; vídeo
Skijoring mistura coragem, velocidade e saltos radicais, levando cavalo e esquiador ao limite na neve. Imagine a cena: um cavalo galopa em alta velocidade por uma pista coberta de neve, conduzido por um cavaleiro, enquanto um esquiador, preso a uma corda, enfrenta obstáculos, portões de slalom e saltos de até dois metros de altura. Esse…
Continue Reading Você conhece o skijoring? A adrenalina dos cowboys na neve; vídeo
Shennong: Como um imperador da China antiga moldou a história do agro e salvou a humanidade
Mais do que um mito de 5 mil anos, o Imperador Yan representa o momento exato em que o homem deixou de ser apenas coletor para se tornar produtor, lançando as bases da agronomia, do comércio e da medicina
Brasil acelera rumo ao novo modelo da proteína animal com autocontrole e modernização
Setor adota tecnologia, flexibilização operacional e fiscalização inteligente, impulsionado pela Lei do Autocontrole e pela nova portaria do MAPA que regulamenta serviços de apoio à inspeção.
Pará aparece como maior emissor de metano ligado ao uso de lenha para cocção, diz IEMA
Quando analisadas as emissões totais de metano do país, a principal fonte é, de longe, a pecuária bovina. O que coloca o Mato Grosso como o estado que mais emite.
Peixe de rio, tanque ou mar: afinal, o que muda no sabor?
Da química de sobrevivência no oceano à dieta de frutas na Amazônia: o sabor do peixe é um mapa bioquímico de sua vida. Entenda o que a ciência diz sobre cada um.
Continue Reading Peixe de rio, tanque ou mar: afinal, o que muda no sabor?
Pecuária: 8,25 milhões de bovinos destinadas ao abate serão terminados em confinamento em 2025
Crescimento de quase 12% no uso da tecnologia reforça a eficiência da pecuária brasileira e indica novo ciclo de intensificação na produção de carne; Segundo o Confina Brasil, da Scot Consultoria, 8,25 milhões de bovinos destinadas ao abate serão terminados em confinamento em 2025





