PARTILHAR

Parceria público-privada entre Embrapa Gado de Corte e Coimma traz tecnologia inovadora para pesar gado a campo sem necessidade de contenção

Conversamos com Pedro Paulo Pires, Pesquisador da Embrapa Gado de Corte que atua na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. Ele nos apresentou a tecnologia durante a Dinapec 2018 e contou sobre a importância da  parceria com a Coimma para desenvolver a tecnologia.

A tecnologia chama-se Balpass, balança funciona remotamente em pastos ou invernadas com o auxílio da energia do sol, através de placas solares. Normalmente instalada onde dará acesso às praças de alimentação dos animais (local onde é fornecido água, sal mineral e outros suplementos alimentares) criando um corredor de passagem. A identificação individual dos animais fica por conta de um brinco eletrônico ou até uma outra tecnologia chamada chamada bolus intra-ruminal, onde uma pequena capsula é inserida no animal via oral, ambas enviam um sinal de radiofrequência com um número único (ID) representando cada animal.

Animal é identificado e pesado durante sua ida ao bebedouro e/ou cocho de sal mineral, sem qualquer ação humana

“Com essas informações você consegue segregar os animais que estão ganhando 300g/dia, 1,5kg/dia e consegue tomar a decisão de ficar ou não com esses animais no confinamento. Quando os animais com baixo ganho médio diário passarem novamente pela balança eles podem ser identificados e com a ajuda de uma porteira “louca” fará a apartação do lote, essas informações são carregadas na nuvem (cloud computing) e enviadas para o seu celular” afirmou Pedro Paulo, pesquisar da Embrapa Gado de Corte de Campo Grande.

dinapec-2018-embrapa-gado-de-corte-68
Foto: Compre Rural

Essa ideia nasceu com a identificação eletrônica, com essa ferramenta será possível acompanhar desempenho dos bezerros nascidos, acompanhar o feto que está na barriga da vaca, caso a vaca perca 10kg de um dia para o outro é possível saber que ele abortou o bezerro, sem a ferramenta você saberia que ela perdeu somente na próxima estação de monta.

As opções são muitas. Identificando que um grupo teve desempenho melhor, o produtor pode avaliar se isso aconteceu por conta do pasto. Conhecendo a genética do animal para o ganho de peso, pode adiar seu abate

O projeto é de desenvolvimento da COIMMA, tutorada pela Embrapa Gado de Corte em Campo Grande, essa chancela é de muita valia já que a preocupação sanitária da Embrapa é notoria. Projeto já está em fase de testes em algumas fazendas pelo Brasil.

Sobre a tecnologia Balpass

“O sistema de pesagem é muito antigo, o que estamos fazendo é automatizando o sistema de pesagem, aproveitamos a pesagem eletrônica para fazer algo mais dinâmico. Podemos exemplificar da seguinte maneira, se tivermos um lote de 1.000 animais na invernada, imagina o stress gerado para trazer esses animais no mangueiro para selecionar 100 animais mais pesados que vão para o abate, a ideia é separar no pasto automaticamente através da balança.” comentou José Dias Rossafa, Gerente Nacional da Divisão de Pecuária da Coimma.

infografico-explicando-como-o-balpass-funciona
Foto: Divulgação

O projeto vem sendo desenvolvido nos últimos 9 anos, e vários fatores foram testados exaustivamente, principalmente definir os valores de peso estático e peso vivo, ainda mais que o animal vai estar caminhando sobre a balança. O projeto também é pioneiro pelo uso de placas solares para a alimentação energética, sem a necessidade de instalação de redes elétricas. Os dados são enviados para a sede da fazenda, a distância pode ser de 5 a 30km, vai dependar dos obstáculos que a rádio frequência terá pra chegar até a base de operação.

Comercialização do produto

A balança será lançada para comercialização na Agrishow desse ano em Ribeirão Preto. Atualmente a tecnologia está em algumas fazendas e confinamentos de parceiros para os últimos testes e ajustes afim de atender todas as modalidades de pecuária. José Dias comenta que o feedback dos parceiros é positivo e que os valores de pesagem a campo em comparação com o do mangueiro tem uma aproximação extremamente grande com diferenças menores que 1kg.

Já falamos sobre ela no site


Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.